Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32916
Título: Formação continuada para professores de ciências sobre o uso de jogos digitais
Título(s) alternativo(s): Continuous training for science teachers on the use of digital games
Autor(es): Valério, Jackeline Mondini
Orientador(es): Rivelini, Angelica Cristina
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos para computador
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Educational games
Computer games
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Data do documento: 10-Out-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: VALÉRIO, Jackeline Mondini. Formação continuada para professores de ciências sobre o uso de jogos digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O intuito desta pesquisa é investigar as investigar as percepções dos professores participantes sobre a elaboração e utilização dos jogos didáticos digitais para o ensino de ciências na formação continuada de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com a participação de docentes da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, propomos uma oficina que visou discutir e desenvolver jogos didáticos digitais, utilizando como recursos tecnológicos o Jamboard, Wordwall e Dice Thrower. Tratase de uma pesquisa de caráter qualitativo com enfoque pautado pela Análise do Discurso proposta por Orlandi, visto que, para a análise de dados foi feito o uso de escritas, falas e ações dos participantes na oficina e de um questionário. Esta pesquisa contou com a elaboração de dois Produtos Educacionais, sendo uma cartilha contendo o passo a passo para a construção de um jogo didático digital de tabuleiro, e um site com todo o conteúdo e jogos produzidos na oficina de formação continuada. Notou se, ao longo da pesquisa, que a formação continuada é um caminho eficaz para a produção de jogos didáticos digitais no ensino de ciências.
Abstract: The aim of this research is to investigate the perceptions of participating teachers about the development and use of digital didactic games for teaching science in the continuing education of teachers in the final years of elementary school. With the participation of teachers from the Paraná State Department of Education, we proposed a workshop aimed at discussing and developing digital didactic games, using Jamboard, Wordwall and Dice Thrower as technological resources. This is a qualitative study based on the Discourse Analysis proposed by Orlandi, since the data analysis used the writings, speeches and actions of the workshop participants and a questionnaire. This research resulted in the production of two educational products: a booklet containing step bystep instructions for building a digital board game, and a website containing all the content and games produced during the continuing education workshop. Throughout the research, it was noted that continuing education is an effective way of producing digital didactic games in science teaching.
Descrição: Acompanha: Site: ensino de ciências - jogos digitais; Jogo de tabuleiro digital
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32916
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogosdigitaisformacaoprofessores.pdf857,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogosdigitaisformacaoprofessores_produto_1.pdf191,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogosdigitaisformacaoprofessores_produto_2.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons