Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Deborah Eberle dos-
dc.date.accessioned2023-11-21T20:38:00Z-
dc.date.available2023-11-21T20:38:00Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Deborah Eberle dos. Acessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905-
dc.description.abstractConsidering the context of practices and education for critical awareness, the following work aims to develop an open educational resource – OER whose objective will be to address the issue of accessibility and digital inclusion, generating discussions and reflections and, finally, greater awareness about the subject in the context of the Design of Experiences and Interfaces of digital products. This project considers the practical workshop format as a starting point for the elaboration of a Report of Experiences in the classroom, considering the search for the disciplinary insertion of Accessibility and Inclusion as relevant parts for the curriculum in Technology in Graphic Design at UTFPR, themes that are also part of Agenda 21 and other inclusion policies undertaken by the University.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectRecurso Educacional Abertopt_BR
dc.subjectDiscriminação contra as pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDigital dividept_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.subjectDiscrimination against people with disabilitiespt_BR
dc.titleAcessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de designpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility and digital inclusion: Open Educational Resources for a critical practice of design projectspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando o contexto das práticas e de uma educação para a consciência crítica, o seguinte trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto – REA, cujo objetivo será abordar o tema acessibilidade e inclusão digital, gerando discussões e reflexões e por fim uma maior conscientização a respeito do assunto no contexto do Design de Experiências e Interfaces de produtos digitais. Este projeto considera o formato de oficina prática, como ponto de partida para a elaboração de um Relato de Experiências em sala de aula, considerando a busca da inserção disciplinar da Acessibilidade e da Inclusão como partes relevantes para o currículo em Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR, temas que inclusive fazem parte da Agenda 21 e de outras políticas de inclusão assumidas pela Universidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Mazzarotto Filho, Marco André-
dc.contributor.referee3Van Amstel, Frederick Marinus Constant-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acessibilidadeinclusaorecursoseducacionais.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons