Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905
Título: | Acessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design |
Título(s) alternativo(s): | Accessibility and digital inclusion: Open Educational Resources for a critical practice of design projects |
Autor(es): | Santos, Deborah Eberle dos |
Orientador(es): | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da |
Palavras-chave: | Projeto de acessibilidade Desenho (Projetos) Inclusão digital Recurso Educacional Aberto Discriminação contra as pessoas com deficiência Barrier-free design Design Digital divide Open educational resources Discrimination against people with disabilities |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Deborah Eberle dos. Acessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Considerando o contexto das práticas e de uma educação para a consciência crítica, o seguinte trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto – REA, cujo objetivo será abordar o tema acessibilidade e inclusão digital, gerando discussões e reflexões e por fim uma maior conscientização a respeito do assunto no contexto do Design de Experiências e Interfaces de produtos digitais. Este projeto considera o formato de oficina prática, como ponto de partida para a elaboração de um Relato de Experiências em sala de aula, considerando a busca da inserção disciplinar da Acessibilidade e da Inclusão como partes relevantes para o currículo em Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR, temas que inclusive fazem parte da Agenda 21 e de outras políticas de inclusão assumidas pela Universidade. |
Abstract: | Considering the context of practices and education for critical awareness, the following work aims to develop an open educational resource – OER whose objective will be to address the issue of accessibility and digital inclusion, generating discussions and reflections and, finally, greater awareness about the subject in the context of the Design of Experiences and Interfaces of digital products. This project considers the practical workshop format as a starting point for the elaboration of a Report of Experiences in the classroom, considering the search for the disciplinary insertion of Accessibility and Inclusion as relevant parts for the curriculum in Technology in Graphic Design at UTFPR, themes that are also part of Agenda 21 and other inclusion policies undertaken by the University. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acessibilidadeinclusaorecursoseducacionais.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons