Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905
Título: Acessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design
Título(s) alternativo(s): Accessibility and digital inclusion: Open Educational Resources for a critical practice of design projects
Autor(es): Santos, Deborah Eberle dos
Orientador(es): Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade
Desenho (Projetos)
Inclusão digital
Recurso Educacional Aberto
Discriminação contra as pessoas com deficiência
Barrier-free design
Design
Digital divide
Open educational resources
Discrimination against people with disabilities
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Deborah Eberle dos. Acessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Considerando o contexto das práticas e de uma educação para a consciência crítica, o seguinte trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto – REA, cujo objetivo será abordar o tema acessibilidade e inclusão digital, gerando discussões e reflexões e por fim uma maior conscientização a respeito do assunto no contexto do Design de Experiências e Interfaces de produtos digitais. Este projeto considera o formato de oficina prática, como ponto de partida para a elaboração de um Relato de Experiências em sala de aula, considerando a busca da inserção disciplinar da Acessibilidade e da Inclusão como partes relevantes para o currículo em Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR, temas que inclusive fazem parte da Agenda 21 e de outras políticas de inclusão assumidas pela Universidade.
Abstract: Considering the context of practices and education for critical awareness, the following work aims to develop an open educational resource – OER whose objective will be to address the issue of accessibility and digital inclusion, generating discussions and reflections and, finally, greater awareness about the subject in the context of the Design of Experiences and Interfaces of digital products. This project considers the practical workshop format as a starting point for the elaboration of a Report of Experiences in the classroom, considering the search for the disciplinary insertion of Accessibility and Inclusion as relevant parts for the curriculum in Technology in Graphic Design at UTFPR, themes that are also part of Agenda 21 and other inclusion policies undertaken by the University.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acessibilidadeinclusaorecursoseducacionais.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons