Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Daniele Maria-
dc.date.accessioned2023-11-21T18:15:03Z-
dc.date.available2023-11-21T18:15:03Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationBORGES, Daniele Maria. Formação coletiva e colaborativa de professores em serviço com foco na educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32902-
dc.descriptionAcompanha: Guia de trabalho colaborativo: muito além do ato de comerpt_BR
dc.description.abstractThe present research originated from an experience in 2021 with the early years of elementary school at a school in Curitiba, when rethinking the curriculum and actions that would best address school spaces as a tool for Environmental Education, with a focus on Science. Considering the context of SARS-CoV-19, five teachers accepted the proposal to meet online to discuss topics related to teacher training. Thus, this research occurred as continuing education in service, bringing together teachers to reflect, adapt and reinvent teaching approaches, especially planning and training to carry out this practice more effectively. Even in a pandemic situation, it was possible to simulate the construction of a Learning Community, where teachers could design and develop collective and collaborative spaces for discussions on the curriculum proposal, theories and possible practices in this school reality; the development of thinking about planning and reflecting on pedagogical action, só that they can share records among peers that allow professional, individual and collective development in the school environment in Environmental Education and Science teaching with the theme of Food/Nutrition. The research is characterized as a qualitative participatory research, and for data analysis, the content analysis method was used, revealing the need for reformulation in teacher continuing education. Thus, the creation of the Learning Community revealed a potential path for the construction of effective actions in school spaces, prioritizing the autonomy of teachers in improving their own practice. As an illustration of this collective work, an educational product was created that presents all the necessary movement to enable reflection and construction among peers, resulting in potentially innovative practices based on critical Environmental Education and Science teaching in basic school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectFome - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectComunidades de aprendizagem profissionalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectFamines - Brazilpt_BR
dc.subjectArticulation (Education)pt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectProfessional learning communitiespt_BR
dc.titleFormação coletiva e colaborativa de professores em serviço com foco na educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCollective and collaborative training of teachers of the initial years in service with a focus on environmental educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa originou-se de uma vivência, no ano de 2021, com os anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola em Curitiba, ao repensar o currículo e as ações que melhor contemplariam os espaços escolares como ferramenta da Educação Ambiental, com foco em Ciências. Considerando o contexto da SARS-CoV-19, cinco professoras aceitaram a proposta de reunir-se, de forma on-line, para a discussão dos temas ligados a essa formação docente. Desta forma, a presente pesquisa ocorreu como uma formação continuada em serviço, reunindo docentes frente a necessidade de refletir, adaptar e reinventar abordagens de ensino e, sobretudo, o planejamento e a formação para realizarem essa prática de forma mais efetiva. Mesmo em situação de pandemia, como resultados foi possível simular a construção de uma Learning Community, em que os professores puderam arquitetar e desenvolver espaços coletivos e colaborativos de discussões sobre a proposta curricular, teorias e práticas possíveis nessa realidade escolar; o desenvolvimento do pensar sobre o planejamento e o refletir no curso da ação pedagógica, para que, entre pares, possam compartilhar registros que permitam o desenvolvimento profissional, individual e coletivo no ambiente escolar na Educação Ambiental e no ensino de Ciências com o tema Alimentação. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa qualitativa do tipo participante e, para a análise dos dados, foi utilizado o método da análise de conteúdo, constatando-se a necessidade de reformulação nas formações continuadas de docentes. Assim, a criação da Learnning Community revelou potencial caminho para a construção de ações efetivas nos espaços escolares, priorizando a elevação a autonomia de professores na melhoria de sua própria prática. Como ilustração desse trabalho coletivo, criou-se um produto educacional que apresenta todo o movimento necessário para viabilizar a reflexão e construção entre os pares, resultando em práticas potencialmente inovadoras pautadas na Educação Ambiental crítica e ensino de Ciências na escola básica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7642-0285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188255631862298pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Elaine Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8074-7192pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971733063019157pt_BR
dc.contributor.referee2Shaw, Gisele Soares Lemos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5926-2679pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9195578929388801pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaocoletivacolaborativaprofessores.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaocoletivacolaborativaprofessores_produto.pdf8,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons