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Título: Política de licenciamento de dissertações e teses e a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR: olhares a partir da avaliação multidimensional da CAPES
Autor(es): Torino, Emanuelle
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Palavras-chave: Repositórios institucionais
Direitos autorais
Publicações de acesso aberto
Licenças
Institutional repositories
Copyright
Open access publishing
Licenses
Data do documento: 2023
Editor: Fiocruz/ICICT; Ed.da FURG
Câmpus: Curitiba
Citação: TORINO, Emanuelle; SAAVEDRA FILHO, Nestor Cortez. Política de licenciamento de dissertações e teses e a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR: olhares a partir da avaliação multidimensional da CAPES. In: MIRANDA, Angélica C. D.; OLIVEIRA, Adriana A.; QUEIROZ, Claudete Fernandes de; ARAUJO, Luciana Danielli de. (org.). Repositórios: visão e experiências. Rio de Janeiro: Fiocruz/ICICT; Rio Grande, RS: Ed.da FURG, 2023. v. 2, p. 59-79. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/60521/Repositorios_visao_e_experiencia_v.2.pdf?sequence=6&isAllowed=y. Acesso em: 17 nov. 2023.
Resumo: O presente capítulo objetiva discutir a relevância da adoção de licenças de direitos autorais em dissertações e teses disponíveis em repositórios digitais para a avaliação dos programas de pósgraduação brasileiros e apresentar a Política de Licenciamento das Versões Finais dos Trabalhos de Conclusão Produzidas nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tanto aborda aspectos concernentes à Lei de direitos autorais brasileira e licenças de uso, Creative Commons; apresenta os ambientes informacionais digitais de acesso aberto disponíveis na UTFPR e a disponibilização de dissertações e teses, visando discutir a Política de Licenciamento das dissertações e teses produzidas na UTFPR e o impacto da disponibilização desses conteúdos em repositório institucional na avaliação multidimensional da pós-graduação brasileira pela Capes. Conclui que a Política de Licenciamento instituída pela UTFPR possibilita a transposição da barreira do copyright, ação que, aliada ao aspecto de ampla visibilidade oriundo da disponibilização em repositório institucional, favorece o uso das obras e amplia a possibilidade de impacto e citação, o que gera benefícios múltiplos, que passam por: visibilidade do autor, da obra, do programa e da própria Universidade; avaliação do programa de pós-graduação; inserção social do conhecimento gerado pelo programa e pela Universidade; possibilidade de contribuição para avanços acadêmicos, científicos, tecnológicos e sociais.
Abstract: This chapter aims to discuss the relevance of licensing dissertations and theses available in digital repositories for the evaluation of brazilian graduate programs and to present the Licensing Policy for Final Versions of the Conclusion Works Produced in the Undergraduate and Graduate Stricto Sensu Courses of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). To this end, it approach aspects concerning the brazilian copyright Law and use licenses, Creative Commons; presents the open access digital informational environments available at UTFPR and the availability of dissertations and theses, aiming to discuss the Licensing Policy for dissertations and theses produced at UTFPR and the impact of making these contents available in institutional repository in the multidimensional evaluation of brazilian graduate programs by Capes. It concludes that the Licensing Policy instituted by UTFPR makes it possible to overcome the copyright barrier, an action that, coupled with the aspect of wide visibility arising from the availability in an institutional repository, favors the use of works and increases the possibility of impact and citation, which generates multiple benefits, which include: visibility of the author, the work, the program and the University; evaluation of the graduate program; social insertion of the knowledge generated by the program and the University; possibility of contributing to academic, scientific, technological and social advances.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32893
ISBN: 978-65-5754-194-4
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