Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32892
Título: | Podcast e videocast: uma possibilidade de trabalho nas aulas de língua inglesa |
Autor(es): | Dutra, Alessandra Santos, Givan José Ferreira dos Bell’Aver, Jéssica Eluan Martinelli |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação Recursos audiovisuais Língua inglesa - Estudo e ensino Information technology Audio-visual materials English language - Study and teaching |
Data do documento: | Dez-2014 |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos; BELL’AVER, Jéssica Eluan Martinelli. Podcast e videocast: uma possibilidade de trabalho nas aulas de língua inglesa. Revista Tecnologias na Educação, v. 6, n.11, p. 1-11, dez. 2014. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art16-ano6-vol11-dez2014.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023. |
Resumo: | O uso de tecnologias no âmbito educacional é uma realidade constante para muitos professores e instituições de ensino, os quais visualizam novas possibilidades de ensinar frente a uma gama de recursos que a Internet, em especial, oferece. As tecnologias de podcast e de videocast estão sendo inseridas cada vez mais no meio educacional e, no que se referem à Língua Inglesa, essas ferramentas tornam o ensino mais prazeroso e interativo. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de apresentar resultados de uma proposta de trabalho com podcast e videocast aplicada com alunos de nível pré-intermediário de uma escola privada de Língua Inglesa, da cidade de Toledo-PR. O estudo se caracterizou como pesquisa bibliográfica e analítica, portanto com predomínio de paradigma qualitativo. Os resultados mostraram que a tecnologia de podcast e videocast pode se tornar uma ferramenta útil para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. O trabalho com o videocast nas aulas de Língua Inglesa constituiu-se um excelente recurso de trabalho tanto para o professor quanto para os alunos, uma vez que englobou vários aspectos relacionados à aprendizagem de Língua Inglesa: prática oral e auditiva, situação real de uso da língua, expressão, comunicação, compartilhamento de saberes, autonomia, mobilidade, ubiquidade, entre outros. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32892 |
ISSN: | 1984-4751 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
podcastvideocastlinguainglesa.pdf | 138,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons