Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32891
Título: | Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o Geogebra e o Gnu Octave |
Título(s) alternativo(s): | Investigating arithmetic, algebraic, and geometric problems with Geogebra and Gnu Octave |
Autor(es): | Oliveira, Katiane Souza de |
Orientador(es): | Nós, Rudimar Luiz |
Palavras-chave: | Divisão Seções cônicas Aritmética - Estudo e ensino Tahan, Malba, 1895-1974 GeoGebra (Software) GNU Octave (Programa de computador) Division Conic sections Arithmetic - Study and teaching Computer software - Education |
Data do documento: | 26-Out-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Katiane Souza de. Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o Geogebra e o Gnu Octave. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Propomos neste trabalho atividades didáticas para o professor de matemática da Educação Básica empregar/adaptar ao abordar em sala de aula conteúdos como divisibilidade, funções, matrizes, áreas, volumes e seções cônicas. Na elaboração das atividades didáticas, utilizamos como recurso metodológico a resolução de problemas via tecnologias digitais, contemplando competências específicas e habilidades delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná (RCEMP). Os problemas estruturados nas sequências didáticas são solucionados com o auxílio dos softwares GeoGebra e GNU Octave, ambos de acesso remoto e gratuito, e são extensões de problemas e contos presentes em duas das obras de Malba Tahan: “O homem que calculava” e “Matemática divertida e curiosa”. Concluímos que o emprego de tecnologias digitais na solução de problemas aritméticos, algébricos e geométricos possibilita particularizar/generalizar resultados assim como interrelacionar conteúdos. |
Abstract: | In this work, we propose didactic activities for mathematics teachers in Basic Education to employ/adapt when addressing content such as divisibility, functions, matrices, areas, volumes, and conic sections in the classroom. In developing the didactic activities, we use problem-solving via digital technologies as a methodological resource, covering specific competencies and skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curriculum Reference for High School in Paraná (RCEMP). We solve the problems structured in the didactic sequences with the help of GeoGebra and GNU Octave software, which are freely accessible remotely. These problems are extensions of propositions and stories in two of Malba Tahan’s works: “The Man Who Caunted” and “Amusing and Curious Mathematics”. We conclude that using digital technologies to solve arithmetic, algebraic, and geometric problems makes it possible to particularize/generalize results and interrelate content. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32891 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
investigandoproblemasgeogebraoctave.pdf | 13,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons