Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32891
Título: Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o Geogebra e o Gnu Octave
Título(s) alternativo(s): Investigating arithmetic, algebraic, and geometric problems with Geogebra and Gnu Octave
Autor(es): Oliveira, Katiane Souza de
Orientador(es): Nós, Rudimar Luiz
Palavras-chave: Divisão
Seções cônicas
Aritmética - Estudo e ensino
Tahan, Malba, 1895-1974
GeoGebra (Software)
GNU Octave (Programa de computador)
Division
Conic sections
Arithmetic - Study and teaching
Computer software - Education
Data do documento: 26-Out-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Katiane Souza de. Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o Geogebra e o Gnu Octave. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Propomos neste trabalho atividades didáticas para o professor de matemática da Educação Básica empregar/adaptar ao abordar em sala de aula conteúdos como divisibilidade, funções, matrizes, áreas, volumes e seções cônicas. Na elaboração das atividades didáticas, utilizamos como recurso metodológico a resolução de problemas via tecnologias digitais, contemplando competências específicas e habilidades delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná (RCEMP). Os problemas estruturados nas sequências didáticas são solucionados com o auxílio dos softwares GeoGebra e GNU Octave, ambos de acesso remoto e gratuito, e são extensões de problemas e contos presentes em duas das obras de Malba Tahan: “O homem que calculava” e “Matemática divertida e curiosa”. Concluímos que o emprego de tecnologias digitais na solução de problemas aritméticos, algébricos e geométricos possibilita particularizar/generalizar resultados assim como interrelacionar conteúdos.
Abstract: In this work, we propose didactic activities for mathematics teachers in Basic Education to employ/adapt when addressing content such as divisibility, functions, matrices, areas, volumes, and conic sections in the classroom. In developing the didactic activities, we use problem-solving via digital technologies as a methodological resource, covering specific competencies and skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curriculum Reference for High School in Paraná (RCEMP). We solve the problems structured in the didactic sequences with the help of GeoGebra and GNU Octave software, which are freely accessible remotely. These problems are extensions of propositions and stories in two of Malba Tahan’s works: “The Man Who Caunted” and “Amusing and Curious Mathematics”. We conclude that using digital technologies to solve arithmetic, algebraic, and geometric problems makes it possible to particularize/generalize results and interrelate content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32891
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigandoproblemasgeogebraoctave.pdf13,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons