Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32890
Título: Linguagem, tecnologias e educação matemática: perspectivas para a inclusão
Autor(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da (org.)
Mamcasz-Viginheski, Lucia Virginia (org.)
Dessbesel, Renata da Silva (org.)
Shimazaki, Elsa Midori (org.)
Palavras-chave: Educação especial
Educação especial - Argentina
Educação especial - Brasil
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Matemática - Estudo e ensino
Educação inclusiva - Brasil
Inclusão escolar
Special education
Special education - Argentina
Special education - Brazil
Education - Effect of technological innovations on
Mathematics - Study and teaching
Inclusive education - Brazil
Mainstreaming in education
Data do documento: 2023
Editor: EDUTFPR
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; MAMCASZ-VIGINHESKI, Lucia Virginia; DESSBESEL, Renata da Silva; SHIMAZAKI, Elsa Midori (org.). Linguagem, tecnologias e educação matemática: perspectivas para a inclusão. Curitiba: EDUTFPR, 2023. E-book.
Resumo: Linguagem, tecnologias e educação matemática: perspectivas para a inclusão é um livro organizado pelo grupo de pesquisa denominado O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Os textos foram elaborados a partir de pesquisas resultantes das discussões, das reflexões e da escrita dos seus autores, que sentiram a necessidade de disseminá-los. Apresentam-se, também, pesquisas dos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e de convidados externos, que fortalecem discussões sobre a Educação Especial e a Educação Inclusiva das pessoas com diagnóstico de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação. Os artigos tematizam o ensino colaborativo; a criatividade; a linguagem matemática; e as tecnologias digitais em pesquisas desenvolvidas no Brasil, na Argentina e em Portugal, com ênfase em estratégias do ensino de matemática, mediante ao Projeto SMILD – Foco em Alunos Com Perturbação da Aprendizagem na Matemática. Deseja-se que o livro contribua para novos estudos na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva como, também, para prever e rever o movimento “teoria-prática-teoria” dos professores da educação básica e do ensino superior. Nesse movimento constante, a pesquisa deve continuar, pois, ao contribuir para o avanço do conhecimento, também promove a humanização das pessoas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32890
ISBN: 9788570142498
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
linguagemtecnologiaseducacao.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons