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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32888
Título: | Cerzido invisível: enunciação editorial e materialidades dos fotolivros Rua e Paranoia |
Título(s) alternativo(s): | Editorial enunciation and materialities of the photobooks Rua and Paranoia |
Autor(es): | Rodrigues, Vanessa Carneiro |
Orientador(es): | Lemos, Anuschka Reichmann |
Palavras-chave: | Editoração Livros Poesia Fotografia na literatura Fotolivros Almeida, Guilherme de, 1890-1969 Piva, Roberto, 1937-2010 Editing Books Poetry Photography in literature Photobooks |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RODRIGUES, Vanessa Carneiro. Cerzido invisível: enunciação editorial e materialidades dos fotolivros Rua e Paranoia. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Se a literatura é entendida como um sistema simbólico (CANDIDO, 2023), então ela depende, na mesma medida, tanto dos produtores literários quanto do público leitor e dos meios materiais que possibilitam essa comunicação. Em outras palavras, as obras literárias não são os textos imaginados pelos autores, mas a forma como essa criação chega a seus leitores, materialidade esta que revela, com mais ou menos ênfase, as condições históricas, sociais, tecnológicas e políticas disponíveis no momento de sua produção. Assim, esta pesquisa procurou demonstrar como essas instâncias se revelam em duas obras similares e contemporâneas: Rua (1961), de Guilherme de Almeida e Eduardo Ayrosa, e Paranoia (1963), de Roberto Piva e Wesley Duke Lee, dois livros de poemas e fotografias cujo mote é a cidade de São Paulo. Para isso, as duas obras foram observadas considerando quatro denominadores: i) o autor dos poemas e sua posição na tradição literária brasileira; ii) o autor das imagens fotográficas; iii) a editora e sua posição no panorama histórico do mercado editorial paulista; iv) o livro resultante dessas relações. A observação dessas instâncias em conjunto formam aquilo que Emmanuël Souchier (1998; 2007) postulou como “enunciação editorial”, uma das teorias que embasou esta pesquisa, além dos autores da bibliografia crítica e da história da cultura escrita, como Roger Chartier (2007; 2014) e D. F. Mackenzie (2018); a história da indústria editorial brasileira de Laurence Hallewell (2012) e de Cilza Carla Bignotto (2018); e a contextualização da história da cultura e da literatura brasileira de Antonio Candido (1989; 2006; 2023). De maneira mais específica, considerando a natureza das obras em análise, autores como Roland Barthes (2022), Susan Sontag (2004) e John Berger (2013) fundamentaram os comentários a respeito da fotografia, assim como a pesquisa de Natalia Brizuela (2014) e suas conclusões sobre a fotografia no contexto da arte contemporânea da América Latina. Por fim, Antoine Compagnon (2014), Néstor Canclini (2015) e Marshall Berman (2007) orientaram a discussão sobre a maneira como a modernidade e o modernismo transparecem nas duas obras. |
Abstract: | If literature is understood as a symbolic system (CANDIDO, 2023), then it depends equally on the literary producers, the reading public, and the material means that make this communication possible. In other words, literary works are not the texts imagined by the authors, but the way in which this creation reaches the readers, a materiality that reveals, with more or less emphasis, the historical, social, technological and political conditions available at the time of its production. Therefore, this research has tried to show how these conditions are revealed in two similar and contemporary works: Rua (1961), by Guilherme de Almeida and Eduardo Ayrosa, and Paranoia (1963), by Roberto Piva and Wesley Duke Lee, two books of poetry and photographs that deal with the city of São Paulo. To this end, the two works were observed through four denominators: i) the author of the poems and his position in the Brazilian literary tradition; ii) the author of the photographic images; iii) the publisher and his position in the historical panorama of the São Paulo publishing market; iv) the book that resulted from these relationships. The observation of these cases together forms what Emmanuël Souchier (1998; 2007) postulated as “editorial enunciation”, one of the theories that underpinned this research, in addition to authors from critical bibliography and the history of written culture, such as Roger Chartier (2007; 2014) and D. F. Mackenzie (2018); the history of the Brazilian publishing industry by Laurence Hallewell (2012) and Cilza Carla Bignotto (2018); and the contextualization of the history of Brazilian culture and literature by Antonio Candido (1989; 2006; 2023). More specifically, given the nature of the works analyzed, authors such as Roland Barthes (2022), Susan Sontag (2004), and John Berger (2013) substantiate the comments on photography, as well as Natalia Brizuela’s (2014) research and conclusions on photography in the context of contemporary Latin American art. Finally, Antoine Compagnon (2014), Néstor Canclini (2015), and Marshall Berman (2007) lead the discussion on how modernity and modernism are reflected in the two works. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32888 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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