Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32885
Título: Com apoio podemos ir longe: percepções de mulheres na jornada de qualificação em tecnologia
Título(s) alternativo(s): With With support we can go far: perceptions of women in the technology qualification journey
Autor(es): Santiago, Suzy Hellen Silveira
Orientador(es): Casagrande, Lindamir Salete
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Mercado de trabalho
Diversidade no ambiente de trabalho
Mulheres na tecnologia - Treinamento
Mulheres - Emprego
Preconceitos
Divisão do trabalho por sexo
Information technology
Labor market
Diversity in workplace
Women in technology - In-service training
Women - Employment
Prejudices
Sexual division of labor
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTIAGO, Suzy Hellen Silveira. Com apoio podemos ir longe: percepções de mulheres na jornada de qualificação em tecnologia. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: As mulheres ainda são sub-representadas nas áreas exatas, como na área de tecnologia em razão da perpetuação dos estereótipos de gênero que atribuem funções mais adequadas para homens e para mulheres. Esta pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, apresenta um estudo de caso do projeto Women Rock IT (WRIT), promovido pela Cisco do Brasil no ano de 2022, que capacita mulheres na área de redes de computadores através de treinamento técnico especializado. O objetivo deste estudo foi compreender como as participantes do projeto WRIT 2022 percebem os possíveis impactos do projeto em suas trajetórias profissionais a curto e longo prazo. Para seu alcance, 77 participantes de todas as regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste), responderam um questionário online que buscou identificar seus perfis; compreender suas inclinações, vivências e perspectivas e captar suas motivações para a capacitação no WRIT (capacitação em uma área majoritariamente masculina). Métodos quantitativos e qualitativos foram utilizados para analisar, interpretar e realizar inferências acerca dos discursos trazidos nos questionários. Os resultados deste estudo permitem concluir que as mulheres que participaram do WRIT 2022 percebiam que suas trajetórias profissionais seriam impactadas positivamente não só a curto, mas a longo prazo após sua participação no projeto, como o aumento de chances no mercado de tecnologia. Apesar da relevância deste estudo, de se preocupar com as questões de gênero dicotômicas (feminino e masculino) no setor de tecnologia, que ainda exige algumas discussões, sugere-se que estudos posteriores sejam desenvolvidos para abordar questões mais amplas, como por exemplo a interseccionalidade de gênero, raça e classe neste setor.
Abstract: Women are still underrepresented in exact areas, such as technology, due to the perpetuation of gender stereotypes that assign more suitable roles to men and women. This descriptive and exploratory research presents a case study of the Women Rock IT (WRIT) project, promoted by Cisco do Brasil in 2022, which trains women in the area of computer networks through specialized technical training. The objective of this study was to understand how the participants of the WRIT 2022 project perceive the possible impacts of the project on their professional trajectories in the short and long term. For its reach, 77 participants from all regions of Brazil (North, Northeast, Midwest, South and Southeast), answered a questionnaire that sought to identify their profiles; understand their inclinations, experiences and perspectives and capture their motivations for training in WRIT (training in a predominantly male area). Quantitative and qualitative methods were used to analyze, interpret and make inferences about the speeches brought in the questionnaires. The results of this study allow us to conclude that the women who participated in WRIT 2022 perceived that their professional trajectories would be positively impacted not only in the short term, but also in the long term after their participation in the project, such as increased chances in the technology market. Despite the relevance of this study, of being concerned with dichotomous gender issues (female and male) in the technology sector, which still requires some discussions, it is suggested that further studies be developed to address broader issues, such as intersectionality of gender, race and class in this sector.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32885
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcoesmulheresqualificacaotecnologia.pdf
  Disponível a partir de 2028-11-10
7,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons