Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Scharneski, Bianca de Fatima | - |
dc.creator | Inácio, Camila Helena Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T21:43:53Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T21:43:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SCHARNESKI, Bianca de Fatima; INÁCIO, Camila Helena Rodrigues. Design como prática crítica e educativa: recursos educacionais abertos para a introdução da prática projetual de design com jovens do ensino profissionalizante de Curitiba. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32883 | - |
dc.description.abstract | In the context of professional education for young people and the potential of Design aimed at social transformation, this research produces resources and open educational practices (REAs) for education aimed at creative thinking, based on the pedagogical process EDADE (Education through Design), created by the educator and designer Antônio Martiniano Fontoura. The first phase of the research was composed by the identification of the possibilities of acting with a group of teenagers of a professionalizing education of an after-school course, offered in the city of Curitiba/PR, through a cultural survey and an interview with educators. In the second phase, project tools were developed for use in the classroom, focused on the themes of employment, professional insertion and life project. Finally, these tools, understood as educational resources, generated classroom support practices experienced with the group and the educator, which enabled discussions and potential improvements of a creative and humane Design approach. The result of the research points to an expansion of resources and methodology that can be extended to professional education and the community, understanding Design as an articulator of the desired social and cultural transformations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Desenho (Projetos) | pt_BR |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Desenho industrial - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Open educational resources | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Design, Industrial - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Design como prática crítica e educativa: Recursos Educacionais Abertos para a introdução da prática projetual de design com jovens do ensino profissionalizante de Curitiba | pt_BR |
dc.title.alternative | Design as a critical and education practice: Open Educational Resources for the introduction of design project with young people in Curitiba’s vocational education | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto da educação profissional de jovens e adolescentes e das potencialidades de um Design voltado à transformação social, essa pesquisa produz Recursos e práticas Educacionais Abertas (REAs) para a educação voltada ao pensamento criativo, a partir do processo pedagógico EDADE(Educação através do Design), criado pelo educador e designer Antônio Martiniano Fontoura. A primeira fase da pesquisa foi composta pela identificação das possibilidades de atuação com um grupo de adolescentes do ensino profissionalizante de um curso contraturno, oferecido na cidade de Curitiba/PR, por meio de sonda cultural e entrevista com educadores. Na segunda fase, foram elaboradas ferramentas de projeto para uso em sala de aula, voltados à temática do emprego, da inserção profissional e do projeto de vida. Por fim, essas ferramentas, entendidas como recursos educacionais, geraram práticas de apoio em sala de aula vivenciadas com o grupo e educadora, que possibilitaram discussões e potenciais aperfeiçoamentos de uma abordagem de Design criativa e humana. O resultado da pesquisa aponta para uma ampliação de recursos e da metodologia que podem se estender para a educação profissional e para a comunidade, entendendo o Design como um articulador das transformações sociais e culturais desejadas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee2 | Bordenousky Filho, Renato | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, José Marconi Bezerra de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologia em Design Gráfico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
designpraticacriticaeducativa.pdf | 42,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons