Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Elisete | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T12:21:54Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T12:21:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Elisete. Temas da educação ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências PNLD 2020. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32865 | - |
dc.description | Acompanha produção técnica: Educação ambiental: uma proposta de sequências de aprendizagem com abordagem interdisciplinar | pt_BR |
dc.description.abstract | Environmental Education marked its place in the Brazilian curriculum from the 1990s onwards. Different trends and ways of outlining and practicing Environmental Education have permeated discussions and research, with emphasis on the conservative, pragmatic and critical political-pedagogical macro-trends. The general objective of this research was to analyze the approach to environmental issues in a collection of science textbooks from the PNLD 2020. The methodology adopted was a qualitative documentary and bibliographic approach, based on the stages of content analysis. Through a bibliographic review, it was possible to highlight the main points and differences between the macro-trends and also the importance of each one in the practice of Environmental Education, as well as mapping the productions that report research involving environmental themes in Science textbooks. The qualitative analysis of the four volumes of the Araribá Mais Ciências PNLD 2020 collection helped to identify their capacity for interaction with the sciences, so as to enable environmental themes to be approached from an interdisciplinary perspective. As an educational product, didactic-pedagogical material was produced in the form of a Pedagogical Notebook, containing proposals for learning sequences with an interdisciplinary approach, based on activities involving environmental themes, articulated with the critical macro-trend of Environmental Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | pt_BR |
dc.title | Temas da educação ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências PNLD 2020 | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education themes in a science textbook collection PNLD 2020 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental demarcou o seu espaço no currículo brasileiro a partir da década de 1990. Diferentes tendências e modos de delinear e praticar a Educação Ambiental permearam as discussões e pesquisas, com destaque para as macrotendências político-pedagógicas conservadora, pragmática e crítica. O objetivo geral dessa pesquisa centrou-se em analisar a abordagem de temas ambientais em uma coleção de livros didáticos de Ciências do PNLD 2020. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa do tipo documental e bibliográfica, desenvolvida baseada nas etapas da análise de conteúdo. Por meio de revisão bibliográfica foi possível destacar os principais pontos e diferenças entre as macrotendências e, também, a importância de cada uma na prática da Educação Ambiental, assim como, mapear as produções que relatam pesquisas envolvendo temas ambientais em livros didáticos de Ciências. A análise qualitativa dos quatro volumes da coleção Araribá Mais Ciências PNLD 2020, contribuiu para a identificação da capacidade de interação com Ciências, de forma a possibilitar a abordagem de temas ambientais na perspectiva interdisciplinar. Como produto educacional, elaborou-se um material didático-pedagógico no formato Caderno Pedagógico, contendo propostas de sequências de aprendizagem com abordagem interdisciplinar, a partir de atividades envolvendo temas ambientais, articulados com a macrotendência crítica da Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0008-2068-1268 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4313143006795071 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertoni, Danislei | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bertoni, Danislei | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Everaldo dos Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0068-1670 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4732435096321874 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Szmoski, Romeu Miqueias | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-0968-7158 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5919669935159197 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
temaseducacaoambiental.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
temaseducacaoambiental_produto.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons