Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Elisete-
dc.date.accessioned2023-11-14T12:21:54Z-
dc.date.available2023-11-14T12:21:54Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Elisete. Temas da educação ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências PNLD 2020. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32865-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Educação ambiental: uma proposta de sequências de aprendizagem com abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.description.abstractEnvironmental Education marked its place in the Brazilian curriculum from the 1990s onwards. Different trends and ways of outlining and practicing Environmental Education have permeated discussions and research, with emphasis on the conservative, pragmatic and critical political-pedagogical macro-trends. The general objective of this research was to analyze the approach to environmental issues in a collection of science textbooks from the PNLD 2020. The methodology adopted was a qualitative documentary and bibliographic approach, based on the stages of content analysis. Through a bibliographic review, it was possible to highlight the main points and differences between the macro-trends and also the importance of each one in the practice of Environmental Education, as well as mapping the productions that report research involving environmental themes in Science textbooks. The qualitative analysis of the four volumes of the Araribá Mais Ciências PNLD 2020 collection helped to identify their capacity for interaction with the sciences, so as to enable environmental themes to be approached from an interdisciplinary perspective. As an educational product, didactic-pedagogical material was produced in the form of a Pedagogical Notebook, containing proposals for learning sequences with an interdisciplinary approach, based on activities involving environmental themes, articulated with the critical macro-trend of Environmental Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.titleTemas da educação ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências PNLD 2020pt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education themes in a science textbook collection PNLD 2020pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental demarcou o seu espaço no currículo brasileiro a partir da década de 1990. Diferentes tendências e modos de delinear e praticar a Educação Ambiental permearam as discussões e pesquisas, com destaque para as macrotendências político-pedagógicas conservadora, pragmática e crítica. O objetivo geral dessa pesquisa centrou-se em analisar a abordagem de temas ambientais em uma coleção de livros didáticos de Ciências do PNLD 2020. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa do tipo documental e bibliográfica, desenvolvida baseada nas etapas da análise de conteúdo. Por meio de revisão bibliográfica foi possível destacar os principais pontos e diferenças entre as macrotendências e, também, a importância de cada uma na prática da Educação Ambiental, assim como, mapear as produções que relatam pesquisas envolvendo temas ambientais em livros didáticos de Ciências. A análise qualitativa dos quatro volumes da coleção Araribá Mais Ciências PNLD 2020, contribuiu para a identificação da capacidade de interação com Ciências, de forma a possibilitar a abordagem de temas ambientais na perspectiva interdisciplinar. Como produto educacional, elaborou-se um material didático-pedagógico no formato Caderno Pedagógico, contendo propostas de sequências de aprendizagem com abordagem interdisciplinar, a partir de atividades envolvendo temas ambientais, articulados com a macrotendência crítica da Educação Ambiental.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0008-2068-1268pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4313143006795071pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Everaldo dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0068-1670pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732435096321874pt_BR
dc.contributor.referee3Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee4Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
temaseducacaoambiental.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
temaseducacaoambiental_produto.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons