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Título: Uma proposta de valorização de designers gráficas brasileiras
Título(s) alternativo(s): A proposal for the valuation of brazilian graphic designers
Autor(es): Sobrinho, Aline Taynara
Unrein, Eduarda Padilha
Orientador(es): Cresto, Lindsay Jemima
Palavras-chave: Designers - Brasil
Mulheres
Mulheres artistas
Cartões-postais
Desenho industrial - História
Artes
Designers - Brazil
Women
Women artists
Postcards
Design, Industrial - History
Arts
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TAYNARA SOBRINHO, Aline; UNREIN, Eduarda Padilha. Uma proposta de valorização de designers gráficas brasileiras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Ao longo da história a atuação das mulheres foi restrita por questões sociais, políticas e culturais (ALVES, 2017) e muitos obstáculos precisaram ser superados conforme o passar dos anos. A partir da literatura consultada, ficou mais evidente todo o processo de apagamento que as mulheres sofreram na história da arte e do design. Com base nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é conferir maior visibilidade para designers gráficas brasileiras no período de 1960 a 2000. Para isso, foram desenvolvidos cartões postais das designers gráficas selecionadas: Bea Feitler, Lygia Pape, Emilie Chamie, Eliane Stephan, Ruth Kedar e Giulia Fagundes. O desenvolvimento do projeto gráfico foi realizado a partir da metodologia de Bruno Munari, adaptada e adequada aos propósitos do trabalho, e definiu-se que os cartões postais teriam dois elementos principais em sua composição: a ilustração em estilo vetorial e o QR Code que direciona para o conteúdo da biografia de cada designer, disponível no site Teoria do Design. Como resultado, ao final do projeto obteve-se a impressão de alta fidelidade dos cartões postais desenvolvidos.
Abstract: Throughout history, women’s activities have been restricted by social, political and cultural issues (ALVES, 2017) and many obstacles have had to be overcome over the years. From the consulted literature, it became more evident the whole process of erasure that women suffered in the history of art and design. Based on this context, the objective of this work is to provide greater visibility for Brazilian graphic designers in the period from 1960 to 2000. For this, postcards of selected graphic designers were developed: Bea Feitler, Lygia Pape, Emilie Chamie, Eliane Stephan, Ruth Kedar and Giulia Fagundes. The development of the graphic project was carried out based on the methodology of Bruno Munari, adapted to the purposes of the work, and it was defined that the postcards would have two main elements in their composition: the illustration in vector style and the QR Code that directs for the content of each designer’s biography, available on the website Teoria do Design. As a result, at the end of the project, the developed postcards were printed in high fidelity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32858
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