Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32850
Título: | Narrativas de docentes sobre inclusão nas aulas de Matemática durante a pandemia |
Título(s) alternativo(s): | Teachers' narratives about inclusion in mathematics classes during the pandemic |
Autor(es): | Cruz, Isabella Shiraiwa |
Orientador(es): | Gonçalez, Mirian Maria Andrade |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Matemática - Educação Educação inclusiva Educação especial COVID-19, Pandemia de, 2020- Emergências - Administração História oral - Metodologia Mathematics - Study and teaching Mathematics - Education Inclusive education Special education COVID-19 Pandemic, 2020- Emergencies - Administration Oral history - Methodology |
Data do documento: | 25-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CRUZ, Isabella Shiraiwa. Narrativas de docentes sobre inclusão nas aulas de matemática durante a pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores de Matemática da rede estadual de educação básica do Paraná, sobretudo os atuantes em Curitiba, realizaram a mobilização para se adaptar às novas condições de trabalho no ensino remoto, considerando as necessidades educacionais presentes nas turmas. Para isso, foram realizadas entrevistas, orientadas pela metodologia de História Oral (HO), com cinco professoras de Matemática atuantes no período pandêmico. A partir das entrevistas elaborou-se narrativas que, por meio de uma análise narrativa de narrativas, obteve-se como resultado uma nova narrativa, na qual se abordou os encontros e desencontros entre as vivências que as professoras colaboradoras compartilharam, além das percepções teóricas sobre os relatos de como ocorreu o movimento em dar continuidade ao processo de ensino e de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Esta pesquisa evidenciou a necessidade de continuar discutindo os modos que ocorrem no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar. Além disso, por se tratar de uma pesquisa desenvolvida em um Mestrado Profissional, apresenta-se como Produto Educacional (PE) essa análise narrativa de narrativas como mais um espaço, no qual busca-se alcançar e instigar, em especial, professores atuantes na educação básica de ensino para continuar as discussões e a caminhada, na tentativa de fazer do ambiente escolar um ambiente acolhedor e inclusivo. |
Abstract: | The present work focuses on investigating how Mathematics teachers from the state basic education network of Paraná, especially those working in Curitiba, mobilized to adapt to the new working conditions in remote teaching, considering the educational needs present in the classes. For this, we conducted interviews, parameterized by the Oral History (HO) methodology, with five Mathematics teachers working during the pandemic period. Based on the interviews, we elaborated narratives that, through a narrative analysis of narratives, resulted in a new narrative, in which we addressed the encounters and disagreements between the experiences that the collaborating teachers shared with us, in addition to our theoretical perceptions about the reports of how the movement occurred to continue the teaching and learning process during emergency remote teaching. This research highlighted the need to continue discussing the ways in which the process of inclusion of students with special educational needs occurs in the environment. In addition, as it is a research developed in a Master’s Degree, we present as an Educational Product (EP) our narrative analysis of narratives as another space, in which we seek to reach and instigate, in particular, teachers working in basic education to that we continue the discussions and the walk in the attempt to make the school environment a welcoming and inclusive environment. |
Descrição: | Acompanha: O soprar do dente de leão: fragmentos sobre inclusão nas aulas de matemática na pandemia |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32850 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
narrativasinclusaomatematicapandemia.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
narrativasinclusaomatematicapandemia_produto.pdf | 659,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons