Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerneda, Rosangela Alves-
dc.date.accessioned2023-11-09T14:55:56Z-
dc.date.available2023-11-09T14:55:56Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationFERNEDA, Rosangela Alves. Contribuições do teatro científico para o ensino dos conceitos físicos para estudantes do sexto ano do ensino fundamental II. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32842-
dc.description.abstractThe present dissertation presents the results of an educational research as well as a theatrical play that aims to instruct the playful teaching through theater and experimental activities developed in a State School in the state of Paraná, with four classes of the 6th year of Elementary School, during the 2022 school year. The work, based on the pedagogical proposal of Freire, proposed the Scientific Theater as a didactic tool for the Teaching of Physics, seeking a reflection on its potential in the teaching of Physics concepts. The play “The Energy Class” was produced from productions and interpretations of texts, research and debates. The objective was to establish an intrinsic experience between students and teachers, which made it possible to create a favorable environment for Scientific Literacy in the classroom, where students could develop attitudes of cooperation and mutual respect. The experience provided satisfactory results such as the effective teaching and learning of Physics through dramaturgy. It was noticed that the students involved in the project improved the quality of their relationships with knowledge, with teachers and with colleagues. Active subjects in the learning process were perceived as authors of the play and, at the same time, disseminators of scientific knowledge as actors, corroborating the assertion that Scientific Theater is a didactic tool that allows the student to effectively learn concepts of Physics and the transition from an authoritarian level of learning to a dialogic one.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.titleContribuições do teatro científico para o ensino dos conceitos físicos para estudantes do sexto ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeContributions of scientific theater to teaching physical concepts for sixth year students of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa educacional bem como de uma peça teatral que visa instruir o ensino lúdico por intermédio do teatro e de atividades experimentais desenvolvida em uma Escola Estadual do estado do Paraná, com quatro turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2022. O trabalho, pautado na proposta pedagógica Freiriana, propôs o Teatro Científico como ferramenta didática para o Ensino da Física, buscando uma reflexão sobre suas potencialidades no ensino de conceitos de Física. A peça teatral “A Turma da Energia”, foi produzida a partir produções e interpretações de textos, pesquisas e debates. Objetivou-se estabelecer uma experiência intrínseca entre alunos e professores, o que possibilitou criar um ambiente favorável à Alfabetização Científica em sala de aula, onde os educandos pudessem desenvolver atitudes de cooperação e respeito mútuo. A experiência proporcionou resultados satisfatórios como o ensino e o aprendizado efetivo da Física por intermédio da dramaturgia. Percebeu-se que os alunos envolvidos no projeto melhoraram a qualidade das suas relações com o conhecimento, com os professores e com os colegas. Perceberam-se sujeitos ativos no processo de aprendizagem enquanto autores da peça e, ao mesmo tempo, divulgadores do conhecimento científico enquanto atores, corroborando com a assertiva de que o Teatro Científico constitui uma ferramenta didática que permite ao estudante o aprendizado efetivo de conceitos da Física e a transição de um patamar de aprendizagem autoritário para outro dialógico.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0566807348928253pt_BR
dc.contributor.advisor1Parisoto, Mara Fernanda-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6592-4915pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244205065497051pt_BR
dc.contributor.referee1Parisoto, Mara Fernanda-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6592-4915pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244205065497051pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Lisiane Araujo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4656-3082pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2959850492645699pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teatrocientificoensinofundamental_produto.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
teatrocientificoensinofundamental.pdf10,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons