Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32842
Título: | Contribuições do teatro científico para o ensino dos conceitos físicos para estudantes do sexto ano do ensino fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of scientific theater to teaching physical concepts for sixth year students of elementary school |
Autor(es): | Ferneda, Rosangela Alves |
Orientador(es): | Parisoto, Mara Fernanda |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Aprendizagem ativa Educação popular Learning strategies Active learning Popular education |
Data do documento: | 5-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FERNEDA, Rosangela Alves. Contribuições do teatro científico para o ensino dos conceitos físicos para estudantes do sexto ano do ensino fundamental II. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa educacional bem como de uma peça teatral que visa instruir o ensino lúdico por intermédio do teatro e de atividades experimentais desenvolvida em uma Escola Estadual do estado do Paraná, com quatro turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2022. O trabalho, pautado na proposta pedagógica Freiriana, propôs o Teatro Científico como ferramenta didática para o Ensino da Física, buscando uma reflexão sobre suas potencialidades no ensino de conceitos de Física. A peça teatral “A Turma da Energia”, foi produzida a partir produções e interpretações de textos, pesquisas e debates. Objetivou-se estabelecer uma experiência intrínseca entre alunos e professores, o que possibilitou criar um ambiente favorável à Alfabetização Científica em sala de aula, onde os educandos pudessem desenvolver atitudes de cooperação e respeito mútuo. A experiência proporcionou resultados satisfatórios como o ensino e o aprendizado efetivo da Física por intermédio da dramaturgia. Percebeu-se que os alunos envolvidos no projeto melhoraram a qualidade das suas relações com o conhecimento, com os professores e com os colegas. Perceberam-se sujeitos ativos no processo de aprendizagem enquanto autores da peça e, ao mesmo tempo, divulgadores do conhecimento científico enquanto atores, corroborando com a assertiva de que o Teatro Científico constitui uma ferramenta didática que permite ao estudante o aprendizado efetivo de conceitos da Física e a transição de um patamar de aprendizagem autoritário para outro dialógico. |
Abstract: | The present dissertation presents the results of an educational research as well as a theatrical play that aims to instruct the playful teaching through theater and experimental activities developed in a State School in the state of Paraná, with four classes of the 6th year of Elementary School, during the 2022 school year. The work, based on the pedagogical proposal of Freire, proposed the Scientific Theater as a didactic tool for the Teaching of Physics, seeking a reflection on its potential in the teaching of Physics concepts. The play “The Energy Class” was produced from productions and interpretations of texts, research and debates. The objective was to establish an intrinsic experience between students and teachers, which made it possible to create a favorable environment for Scientific Literacy in the classroom, where students could develop attitudes of cooperation and mutual respect. The experience provided satisfactory results such as the effective teaching and learning of Physics through dramaturgy. It was noticed that the students involved in the project improved the quality of their relationships with knowledge, with teachers and with colleagues. Active subjects in the learning process were perceived as authors of the play and, at the same time, disseminators of scientific knowledge as actors, corroborating the assertion that Scientific Theater is a didactic tool that allows the student to effectively learn concepts of Physics and the transition from an authoritarian level of learning to a dialogic one. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32842 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
teatrocientificoensinofundamental_produto.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
teatrocientificoensinofundamental.pdf | 10,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons