Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBortolin, Rogério Nascimento-
dc.creatorCatelão, Evandro de Melo-
dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-11-08T21:19:23Z-
dc.date.available2023-11-08T21:19:23Z-
dc.date.issued2017-12-25-
dc.identifier.citationBORTOLIN, Rogério Nascimento; CATELÃO, Evandro de Melo; SANTOS, Givan José Ferreira dos. Carta pessoal: do diálogo ao monólogo como meio de expressão, reflexão, enfrentamento dos medos e humanização. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 7, n. 17, p. 121-132, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17342. Acesso em: 8 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32830-
dc.description.abstractWorking with textual genres is a well seen practice inside the classroom, considering the possibilities of paths that can be trodden. The personal letter genre was chosen to develop a writing workshop that ended in this paper. The novelty, though, was the innovative and “deconstructed” approach that wa sgiven to the practice. The project aimed to break the dialogical characteristics of this genre, transforming it in a monologue and lead the students to express, reflect, and confront their fears, so go toward the humanization. The productions and the interpretation of the commands to write letters to their heroes, villains and to the “I” from the future were the trigger of the workshop that obtained results beyond from the expected and that can be proved on the analysis of three chosen letters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofPERcursos Linguísticospt_BR
dc.relation.urihttps://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17342pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectCartaspt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectReflexão (Filosofia)pt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectLetterspt_BR
dc.subjectExpressionpt_BR
dc.subjectReflection (Philosophy)pt_BR
dc.titleCarta pessoal: do diálogo ao monólogo como meio de expressão, reflexão, enfrentamento dos medos e humanizaçãopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO trabalho com os gêneros textuais é uma prática bem vista em sala de aula, haja vista as possibilidades dos caminhos que se podem trilhar. O gênero carta pessoal foi o escolhido para o desenvolvimento de uma oficina de produção de texto que culminou na escrita deste artigo. A novidade, porém, foi a abordagem “desconstruída” e inovadora que foi dada a tal trabalho. Os objetivos eram quebrar a característica dialógica desse gênero, transformando-a em um monólogo e de levar os alunos a se expressarem, refletirem, enfrentarem os seus medos e caminhar assim em direção à humanização. As produções e interpretações dos comandos para escrever cartas para os heróis, vilões e para o “eu” do futuro foram os disparadores da oficina, que obteve resultados além dos esperados e que podem ser comprovados nas análises de três cartas escolhidas.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cartapessoalreflexaohumanizacao.pdf197,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons