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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32819
Título: | Representações de professores de língua inglesa para crianças sobre a avaliação da aprendizagem na perspectiva sociointeracionista |
Título(s) alternativo(s): | English language teachers for children representations on learning evaluation in the sociointeractionist perspective |
Autor(es): | Pacianello, Katiana |
Orientador(es): | Denardi, Didiê Ana Ceni |
Palavras-chave: | Aprendizagem Avaliação educacional Língua inglesa - Estudo e ensino Educação de crianças Learning Education - Evaluation English language - Study and teaching Early childhood education |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | PACIANELLO, Katiana. Representações de professores de língua inglesa para crianças sobre a avaliação da aprendizagem na perspectiva sociointeracionista. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2007) tem como objetivo principal investigar as representações de professores de língua inglesa para crianças sobre a avaliação da aprendizagem. A relevância desta temática está na realização de um fazer didático que contribua para o agir reflexivo em relação à avaliação educacional em Língua Inglesa para Crianças (LIC) como parte constante do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa envolveu a participação de professores de inglês da Educação Infantil e Ensino Fundamental -anos iniciais- da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Francisco Beltrão, na região sudoeste do Paraná, que participaram do Curso de Extensão de Formação Docente em Língua Inglesa para Crianças, ofertado pelo Curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2022 e primeiro semestre de 2023. Tendo em vista esse contexto autêntico, a geração de dados foi feita por meio de encontros remotos (síncronos) e presenciais que constituíram um dos módulos do curso, de título “Avaliação da Aprendizagem”, cuja carga horária foi correspondente a doze horas, visando à formação continuada destes profissionais. Nos encontros foram trabalhados conceitos e metodologias acerca da avaliação da aprendizagem em língua inglesa para crianças de 03 a 05 anos de idade (educação infantil) e de 06 a 10 anos de idade (Ensino Fundamental). Os encontros foram áudio-gravados e em seguida transcritos, com base em Pretti (1999), para a análise dos dados. Ademais, um questionário sobre a temática foi aplicado no primeiro encontro, como forma de tomar conhecimento das representações dos participantes antes da intervenção da pesquisadora. A análise dos dados refere-se à análise de conteúdo (BRONCKART, 2006, 2012) e baseia-se nos estudos sobre a avaliação da aprendizagem em geral e, em específico, sobre a aprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva sociointeracionista (VYGOTSKY,1989, CAMERON, 2001, LUCKESI, 2001, DUBOC, 2007, 2015; BALBINO, 2022; BALBINO, TONELLI, 2021; FURTOSO, 2011; TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 2019, e outros), dentre outros estudos da área. Como principais resultados, obtivemos representações que: a) carregam fortes reverberações das teorias de avaliação tradicionais, mas que os professores vêm tentado desconstruir por compreender que a avaliação necessita de um ambiente favorável ao ensino; b) há a necessidade de promover o letramento em avaliação de LIC par aos professores para o benefício dos alunos; e c) os docentes participantes deste estudo encontram-se em formação sobre suas próprias práticas de ensino, ainda a passos de compreender o seu papel que é tão importante para o aluno. |
Abstract: | The present research, of a qualitative-interpretative nature (DENZIN; LINCOLN, 2007), has the main objective of investigating the English teachers‟ representations about assessment in English language for children. The relevance of this subject is related to the reflective didactic approach that contributes to reflective actions in relation to educational assessment in English Language for Children (ELC) as a constant part of the teaching-learning process. The research involved the participation of English teachers of Early Childhood Education and Elementary School -initial years- from the Municipal Department of Education of the city of Francisco Beltrão, in the southwest region of Paraná, who participated in the Teacher Outreach Course in English Language for Children, offered by the Portuguese-English Language Teaching Course of the Federal Technological University of Paraná, in 2022 and the first semester of 2023. Given this authentic context, data generation was done through remote (synchronous) and in-person meetings that constituted one of the modules of the course, entitled “Learning Assessment”, whose workload corresponded to twelve hours, aiming at the continued education of these professionals. At the meetings, concepts and methodologies were worked on, regarding the assessment of learning in English for children aged 3 to 5 years old (early childhood education) and aged 6 to 10 years old (Elementary Education). The meetings were audio-recorded and then transcribed, based on Pretti (1999), for data analysis. Furthermore, a questionnaire on the topic was implemented in the first meeting, as a way of understanding the participants' representations before the researcher's intervention. Data analysis refers to content analysis (BRONCKART, 2006, 2012) and is based on studies about the learning assessment in general, and, specifically on English language learning from a socio-interactionist perspective (VYGOTSKY, 1989, CAMERON, 2001, LUCKESI, 2001, DUBOC, 2007, 2015; BALBINO, 2022; BALBINO, TONELLI, 2021; FURTOSO, 2011; TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 2019, among other studies of the area). As a result, we obtained representations that: a) carry strong reverberations from traditional assessment theories, but which teachers have been trying to deconstruct because they understand that assessment requires an environment favorable to teaching; b) there is a need to promote literacy in ELC assessment for teachers for the benefit of students; and c) these participant teachers have been on continuous teacher education on their own teaching practices, still on the way of understanding their role, so important to their students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32819 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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