Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32816
Título: | A utilização da geometria analítica como abordagem nos conteúdos do ensino fundamental - anos finais |
Título(s) alternativo(s): | On the use of analitical geometry as aproach in middle school contents |
Autor(es): | Rodrigues, Nayara Letícia Monteiro |
Orientador(es): | Verdério, Adriano |
Palavras-chave: | Geometria analítica Matemática - Estudo e ensino Livros didáticos - Matemática Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Geometry, Analytic Mathematics - Study and teaching Textbooks - Mathematics PNLD (Program : Brazil) |
Data do documento: | 13-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RODRIGUES, Nayara Letícia Monteiro. A utilização da geometria analítica como abordagem nos conteúdos do ensino fundamental - anos finais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar como a Geometria Analítica está inserida, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais. Para alcançar esse objetivo foi feita uma análise de quais são as abordagens propostas nas coleções dos livros didáticos de Matemática de maior valor aquisitivo do 8° ano e 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, de acordo com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do ano 2020, em relação as habilidades selecionadas que tangenciam os conceitos de Geometria Analítica. O desenvolvimento deste trabalho seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa. A análise das fontes de produção de dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. As fontes de dados utilizados foi das duas coleções de livros didáticos de Matemática. A análise permitiu verificar que as habilidades são bem mais desenvolvidas em uma das coleções, propondo mais atividades e conteúdo que se relacionam com a Geometria Analítica. Por fim, foi feito uma proposta de aplicações de exercícios resolvidos de forma algébrica e geométrica, ou seja, abordados com Geometria Analítica. |
Abstract: | This estudy aims to analyze how Analytical Geometry it’s inserted in collections of textbooks of Mathematics for Middle School, according to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). To achieve this objective, an analysis was made of what are the approaches proposed in the collections of the most chosen Mathematics textbooks for the two last grades before High School, according to the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), of the year 2020, in relation to the selected skills that touch the concepts of Analytical Geometry. The development of this study followed the requests of qualitative research. The analysis of data production sources was carried out through the content analysis. The data sources used were from the two collections of textbooks of math. The analysis allowed to verify that the skills are much more developed in one of the collections, proposing more activities and content related to geometry analytical. Finally, exercises of applications involving the use of Analytical Geometry were suggested to finding a solution. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32816 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
geometriaanaliticaensinofundamental.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons