Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Schmitke, Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T22:34:59Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T22:34:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SCHMITKE, Beatriz. Modelagem matemática nos livros didáticos do ensino fundamental – anos finais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32814 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to describe how Mathematical Modeling is presented in Elementary School - final years, in one of the volumes of one of the Mathematics collections approved in the Programa Nacional do Livro e do Material Didático of 2022. Through a bibliographical research with a qualitative approach, to investigate the guiding question, a bibliographic survey was carried out on how Mathematical Modeling can be proposed in Elementary School - final years; how it appears in selected textbooks; and finally, activities from the selected textbook were identified that have the potential to trigger a Mathematical Modeling activity in the classroom. In response to the study’s guiding question, it was observed that: Mathematical Modeling can arouse the student’s interest, as it provides contact with everyday situations or reality, thus enabling a greater contribution to mathematical learning in itself and also in other areas of knowledge; Although Mathematical Modeling is present in documents that conduct Elementary School textbooks - final years, in practice, it is not contemplated, appearing only in the Teacher’s Manual as a method of solving applied problems, without any appointment or direction for the student or teacher on how to use it in the classroom; and, finally, it was found that Mathematical Modeling is still little proposed by teachers, as it escapes their “comfort zone”, which are expository class. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Textos - Análise | pt_BR |
dc.subject | Educação básica - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Mathematical models | pt_BR |
dc.subject | Texts - Analysis | pt_BR |
dc.subject | Basic education - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Textbooks - Mathematics | pt_BR |
dc.subject | PNLD (Program : Brazil) | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática nos livros didáticos do ensino fundamental - anos finais | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical modeling in elementary education textbook - final years | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo descrever como a Modelagem Matemática é identificada no Ensino Fundamental - anos finais, em um dos volumes de uma das coleções de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, para investigar a questão norteadora fez-se um levantamento bibliográfico sobre como a Modelagem Matemática pode ser proposta no Ensino Fundamental - anos finais; como ela aparece no livros didáticos selecionados; e por fim foram identificadas atividades do livro didático selecionado que tem potencial para desencadear uma atividade de Modelagem Matemática em sala de aula. Como resposta à questão norteadora do estudo observou-se que: a Modelagem Matemática pode despertar o interesse do estudante, pois proporciona contato com situações cotidianas ou da realidade, possibilitando assim maior contribuição no aprendizado matemático em si e também em outras áreas do conhecimento; apesar da Modelagem Matemática estar presente em documentos que regem os livros didáticos do Ensino Fundamental - anos finais, na prática, ela não é contemplada, aparecendo apenas no Manual do Professor como um método de resolução de problemas aplicados, sem nenhum apontamento ou direcionamento para o estudante ou professor de como utilizá-la em sala de aula; e, por fim, constatou-se que a Modelagem Matemática ainda é pouco proposta pelos professores, pois foge da sua “zona de conforto”, que são as aulas expositivas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Angelita Minetto | - |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Angelita Minetto | - |
dc.contributor.referee2 | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
dc.contributor.referee3 | Banin, Edna Sakon | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelagemlivrosensinofundamental.pdf | 445,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons