Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32807
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Skroch, Vanderleia Santos Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T17:33:29Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T17:33:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SKROCH, Vanderleia Santos Garcia. O uso de celulares no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32807 | - |
dc.description.abstract | Seeking ways to approach Mathematics teaching, especially in high school content, is a great challenge for teachers, and also when it comes to the use of new technologies and advanced software. In general, the use of cell phones by people has been growing gradually since this technology was created. One of the factors that justify this growth is the ease of mobility and access to various resources, among these resources there are several educational mobile applications that can help teachers in the classroom. In view of these listed situations, the proposal of this Course Completion Work, using the methodology of qualitative research and bibliographic nature, was to research what studies on the use of cell phones for educational purposes in Mathematics classes in High School express us? The research for was done in articles, dissertations, theses and books that deal with the use of educational software and mobile applications and that address the theme developed in this study. We sought to present what the authors report in their studies on the use of cell phones in the classroom in Mathematics in High School, addressing topics such as: The use of technologies in the classroom, The use of technologies in teaching during the pandemic, Laws that regulate the use of cell phones in the classroom, What external teachers say about the use of cell phones in the classroom, National Common Curriculum Base and the use of technologies in High School in Mathematics classes and present in a way Briefly suggest some educational mobile application software that can be used in Mathematics classes in High School. After analyzing the results obtained, we verified that, in relation to the mathematical contents of High School, which is the level of education that we are dealing with in this study, the use of educational mobile applications, as a learning tool, can help in the sense of making some concepts more accessible and understandable to students, thus expanding learning situations. The use of cell phones in the classroom for educational purposes can make students more interested in Mathematics classes, enhancing their skills and abilities in relation to the contents worked with the use of digital technologies as teaching resources. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Telefone celular - Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Cell phones - Audio-visual aids | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Mobile apps | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.title | O uso de celulares no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscar formas de abordar o ensino da Matemática, principalmente nos conteúdos de Ensino Médio, é um grande desafio para os professores, e também quando se trata do uso de novas tecnologias e softwares avançados. Em geral, a utilização de telefones celulares por parte das pessoas vem crescendo gradativamente, desde que esta tecnologia foi criada. Um dos fatores que justifica este crescimento é a facilidade de mobilidade e acesso a vários recursos, entre estes recursos se destacam diversos aplicativos educacionais móveis que podem auxiliar aos professores em sala de aula. Diante destas situações elencadas, a proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando-se da Metodologia de pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, foi de pesquisar sobre o que os estudos sobre o uso de celulares com fins educacionais nas aulas de Matemática no Ensino Médio nos revelam? A pesquisa foi feita em artigos, dissertações, teses e livros que tratam do uso de softwares e aplicativos educacionais móveis e que abordam o tema desenvolvido neste estudo. Buscou-se apresentar o que os autores relatam em seus estudos sobre o uso de aparelhos celulares em sala de aula na disciplina de Matemática, no Ensino Médio, abordando temas como: O uso de tecnologias em sala de aula, O uso de tecnologias no ensino durante a pandemia, Leis que regulamentam o uso de celulares em sala de aula, O que os professores externam sobre o uso de celulares em sala de aula, Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias no Ensino Médio nas aulas de Matemática e apresentar de forma sucinta algumas sugestões de softwares aplicativos educacionais móveis que possam ser utilizados nas aulas de Matemática no Ensino Médio. Após a análise dos resultados obtidos verificamos que, com relação aos conteúdos matemáticos do Ensino Médio, que é o nível de ensino que tratamos neste estudo, o uso de aplicativos educacionais móveis, como ferramenta de aprendizagem, pode auxiliar no sentido de tornar alguns conceitos mais acessíveis e compreensíveis aos alunos, ampliando, desta forma, as situações de aprendizagem. O uso de aparelhos celulares em sala de aula para fins educacionais pode fazer com que os alunos tenham mais interesse pelas aulas de Matemática, potencializando as competências e habilidades destes com relação aos conteúdos trabalhados com o uso de tecnologias digitais como recursos didáticos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Luciana Schreiner de | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Luciana Schreiner de | - |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Angelita Minetto | - |
dc.contributor.referee3 | Kalinke, Marco Aurélio | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
usocelularesensinomedio.pdf | 677,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons