Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Domingos, Fernando Kolb | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T12:44:30Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T12:44:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGOS, Fernando Kolb. Estudo comparativo entre o International Baccalaureate e o referencial curricular para o ensino médio do Paraná. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32805 | - |
dc.description.abstract | This study aims to describe the existing connections between the Mathematics Curriculum of Paraná High School, according to the Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná – RCEMP (PARANÁ, 2021) and the and the Mathematics Curriculum of the International Baccalaureate – IB (IB, 2019). To this end, the principles that underlie the mathematics curriculum used in international schools were described, that follow the guidelines of the International Baccalaureate Diploma Programme – IBDP, and the curricular guidelines that underlie the Referencial Curricular para o Ensino Médio, the Base Nacional Comum Curricular – BNCC. For the development of the work, the methodology of a bibliographic survey was used, using both curricula as guides. As main results, after analyzing the two curricula, it was found that there are some similarities, or connections, between the curricula, such as: the emphasis given to mathematical skills that students must develop throughout along the way; a concern with the use of technologies for teaching and learning; the relationship between Itinerários Formativos and the Subject Groups (IB); and also some content with the aim of preparing the student to continue their studies, although in quite different ways. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino secundário - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Planejamento - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação internacional | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Education, Secondary - Paraná (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Curriculum planning - Education | pt_BR |
dc.subject | International education | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo entre o International Baccalaureate e o referencial curricular para o ensino médio do Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative study between the International Baccalaureate and the curricular frameworks for high school education in Paraná | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo descrever as conexões existentes entre o Currículo de Matemática do Ensino Médio do Paraná, de acordo com o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná – RCEMP (PARANÁ, 2021) e o Currículo de Matemática do International Baccalaureate – IB (IB, 2019). Para tanto, foram descritos os princípios que fundamentam o currículo de matemática utilizado nos colégios internacionais que seguem as diretrizes do International Baccalaureate Diploma Programme – IBDP, e as diretrizes curriculares que fundamentam o Referencial Curricular para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia adotada foi a metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, utilizando os dois currículos como documentos norteadores. Como principais resultados, após análise dos dois documentos curriculares constatou-se que existem algumas semelhanças, ou seja conexões, entre os currículos como: a ênfase dada nas habilidades matemáticas que os estudantes deverão desenvolver ao longo do percurso formativo; a preocupação com a utilização das tecnologias para o ensino e aprendizagem; a relação entre os Itinerários Formativos e os Grupos de Disciplinas (IB); e também de alguns conteúdos com o intuito de preparar o estudante para dar continuidade a seus estudos, ainda que de maneiras bem distintas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Angelita Minetto | - |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Angelita Minetto | - |
dc.contributor.referee2 | Lazari, Juliana Maria | - |
dc.contributor.referee3 | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudocomparativocurriculos.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons