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Título: Entre-nós: a urdidura da identidade profissional e da competência digital docente
Título(s) alternativo(s): Among us: the warp of professional identity and teaching digital competence
Autor(es): Paz, Daiane Padula
Orientador(es): Pontarolo, Edilson
Palavras-chave: Formação profissional
Competências essenciais
Internet na educação
Educação baseada na competência
Letramento digital
Tecnologia educacional
Occupational training
Core competencies
Internet in education
Competency based education
Computer literacy
Educational technology
Data do documento: 13-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PAZ, Daiane Padula. Entre-nós: a urdidura da identidade profissional e da competência digital docente. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Afiliado ao entendimento de que a identidade profissional e a competência digital docente vão sendo construídas através das interações sociais e vivências que tem o professor ao longo de sua vida foi delineado este estudo que tem por objetivo central caracterizar diferentes aspectos que se imbricam e que podem incidir na identidade profissional e na competência digital do docente ao longo de sua trajetória de vida. Circunscrita metodologicamente como pesquisa biográfico-narrativa recorre a histórias de vida de docentes como forma de aproximar-se de suas experiências e inquietudes sob três dimensões que se inter-relacionam: A identidade profissional: Reconstruindo o caminho para a docência; Ser docente na atualidade: demandas e crise; e Competência digital docente: autopercepção„o. Do ponto de vista educacional e social, essa pesquisa justifica-se pela relevância e atualidade de sua temática, uma vez que o docente È agente de grande importância na sociedade e que sua percepção, anseios e inquietudes relacionados ‡ Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que tangem sua práxis devem ser levados ‡ pauta em estudos de natureza científica. Além disso, representa uma oportunidade para ouvir e compreender as mudanças relacionadas digitalização„o do ensino vivenciadas pelos docentes e as formas como têm se adaptado aos desafios da profissão na atualidade. As aproximações realizadas entre o arcabouço teórico mobilizado e os relatos permitiram esclarecer aspectos do seu fazer pedagógico que afetam sua identidade profissional e sua competência digital. Entre as contribuições trazidas está intenção de uma visão holística que dá valor as narrativas, ao histórico e ao singular como meio de conhecer e partilhar saberes experiências em prol de novos modos de pensar e fazer a Educação.
Abstract: Affiliated with the understanding that the professional identity and the digital competence of educators are being built through the social interactions and experiences that the teachers have throughout their life, this study was designed with the main goal of characterizing different aspects that overlap and that can affect in the professional identity and digital competence of educators throughout their life trajectory. Methodologically circumscribed as biographical narrative research, it resorts to teachers' life stories as a way of approaching their experiences and concerns in three interrelated dimensions: Professional identity: Rebuilding the path to teaching; Being a teacher nowadays: demands and crisis; Digital competence of educators: self-perception. From an educational and social point of view, this research is justified by the relevance and contemporaneity of its theme since teachers are agents of great importance in society and that their perception, anxieties, and concerns related to the Digital Information and Communication Technologies that affect their praxis must be taken to the agenda in studies of a scientific nature. In addition, it represents an opportunity to listen and understand the changes related to the digitalization of education experienced by teachers and the ways in which they have adapted to the challenges of the profession nowadays. The approximations made between the mobilized theoretical framework and the reports allowed clarifying aspects of their pedagogical work that affect their professional identity and digital competence. Among the contributions made it is the intention of a holistic view that values narratives, the historical and the singular as means of knowing and sharing experiential knowledge in favor of new ways of thinking and doing Education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32803
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