Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
dc.creator | Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T21:27:39Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T21:27:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Givan José Ferreira dos; SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática. Confluência, Rio de Janeiro, v. 1, n. 52, p. 180-211, 1. sem. 2017. Disponível em: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153. Acesso em: 01 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-4153 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801 | - |
dc.description.abstract | This academic and scientific study aims to present and analyze the application of a didactic work proposal on reading at school, based on different thought operations - comparison, classification, reasoning, hypothesis and definition, to assist High School Portuguese teachers to develop a proficient reading skill in their studunts. This research conceives reading on a cognitive and social interactional view, and it is characterized basically as an experimental, analytical, and field search. The results show students performing a satisfactory appropriation of the operations of thought and its conscious use as a strategy to reach comprehensive and coherent understanding of texts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.relation.uri | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading comprehension | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading texts in hight school: a didactic proposal | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos. | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.153 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.citation.volume | 1 | pt_BR |
dc.citation.issue | 52 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leituratextosensinomedio.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons