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dc.creatorInglat, Ana Paula da Silveira-
dc.date.accessioned2023-11-01T21:12:47Z-
dc.date.available2023-11-01T21:12:47Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationINGLAT, Ana Paula da Silveira. Itinerários formativos no novo ensino médio e possibilidades de práticas extensionistas na formação de professores de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32800-
dc.description.abstractThe changes proposed by the “New Secondary School” led to new demands related to student’s and teacher’s education and professional performance. A math teacher can act at the human perceptions regarding the future professional life of the students. This occurs beyond the math teacher works at elementary school – final years, at Secondary School and at youth and adult education. This can be reached by formative itineraries and life’s project at teaching. And also at extension activities that involve active professionals of the society. Impacts of mathematics knowledge in some occupations have been investigated for the development of this study. Then, it was able to identify how a mathematical approach in Secondary School can contribute to teacher’s education from the perspective of different professions. To do só, a characterization of mathematics, in terms of production’s and popular science’s areas, has been done. After that, a study of the current legislation about the New Secondary School and Extension Curricularization it was accomplished. It has been investigated the mathematical relationships with three fields of knowledge in particular: law, art and health. After findings, it’s been highlighted possibilities of approaching these elements on teacher’s education. This could get by discussions and timely activities for an extensionist assignment, aiming to meet undergraduate present programs’ demands related to university extension. This study has shown the value of discussions in the field of mathematics education based on society needs, linked to professional’s training from different sectors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectMatemática - Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectMathematics - Educationpt_BR
dc.subjectMathematicianspt_BR
dc.subjectEducation, Secondarypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleItinerários formativos no novo ensino médio e possibilidades de práticas extensionistas na formação de professores de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeFormative itineraries in the “New Secondary School” and possibilities to extensionists practices in mathematics teacher educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio conduziram a novas demandas referentes à formação e atuação profissional de estudantes e professores. Além de atuar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, um licenciado em matemática pode colocar a serviço da formação humana percepções relacionadas às futuras atuações profissionais dos seus estudantes. Isso pode se dar por meio dos itinerários formativos e projeto de vida, ao exercer a docência e, antes disso, em atividades de extensão que envolvam profissionais atuantes na sociedade. Para o desenvolvimento deste estudo, foram investigados impactos do conhecimento matemático em certas profissões, visando identificar como uma abordagem na matemática sob a perspectiva de diferentes atuações profissionais, pode contribuir para a formação de professores. Para isto, foi realizada uma caracterização da matemática com relação às áreas de produção e divulgação científica, seguida de um estudo acerca da legislação vigente relativa ao Novo Ensino Médio e à curricularização da extensão. De modo especial, foram investigadas as relações da matemática com três áreas do conhecimento: direito, artes e saúde. Posteriormente, foram evidenciadas possibilidades de abordagem desses elementos na formação de professores de matemática por meio de discussões e atividades para uma disciplina extensionista, tendo em vista atender demandas atuais dos cursos de graduação associadas à extensão. O trabalho revelou a importância de discussões no campo de ensino da matemática baseado nas demandas da sociedade relacionadas à formação de profissionais de diferentes âmbitos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Negrelli, Leônia Gabardo-
dc.contributor.referee1Negrelli, Leônia Gabardo-
dc.contributor.referee2Couto, Paula Rogeria Lima-
dc.contributor.referee3Bobko, Nara-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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