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Título: Itinerários formativos no novo ensino médio e possibilidades de práticas extensionistas na formação de professores de Matemática
Título(s) alternativo(s): Formative itineraries in the “New Secondary School” and possibilities to extensionists practices in mathematics teacher education
Autor(es): Inglat, Ana Paula da Silveira
Orientador(es): Negrelli, Leônia Gabardo
Palavras-chave: Extensão universitária
Matemática - Educação
Matemáticos
Ensino médio
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
University extension
Mathematics - Education
Mathematicians
Education, Secondary
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 21-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: INGLAT, Ana Paula da Silveira. Itinerários formativos no novo ensino médio e possibilidades de práticas extensionistas na formação de professores de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: As mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio conduziram a novas demandas referentes à formação e atuação profissional de estudantes e professores. Além de atuar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, um licenciado em matemática pode colocar a serviço da formação humana percepções relacionadas às futuras atuações profissionais dos seus estudantes. Isso pode se dar por meio dos itinerários formativos e projeto de vida, ao exercer a docência e, antes disso, em atividades de extensão que envolvam profissionais atuantes na sociedade. Para o desenvolvimento deste estudo, foram investigados impactos do conhecimento matemático em certas profissões, visando identificar como uma abordagem na matemática sob a perspectiva de diferentes atuações profissionais, pode contribuir para a formação de professores. Para isto, foi realizada uma caracterização da matemática com relação às áreas de produção e divulgação científica, seguida de um estudo acerca da legislação vigente relativa ao Novo Ensino Médio e à curricularização da extensão. De modo especial, foram investigadas as relações da matemática com três áreas do conhecimento: direito, artes e saúde. Posteriormente, foram evidenciadas possibilidades de abordagem desses elementos na formação de professores de matemática por meio de discussões e atividades para uma disciplina extensionista, tendo em vista atender demandas atuais dos cursos de graduação associadas à extensão. O trabalho revelou a importância de discussões no campo de ensino da matemática baseado nas demandas da sociedade relacionadas à formação de profissionais de diferentes âmbitos.
Abstract: The changes proposed by the “New Secondary School” led to new demands related to student’s and teacher’s education and professional performance. A math teacher can act at the human perceptions regarding the future professional life of the students. This occurs beyond the math teacher works at elementary school – final years, at Secondary School and at youth and adult education. This can be reached by formative itineraries and life’s project at teaching. And also at extension activities that involve active professionals of the society. Impacts of mathematics knowledge in some occupations have been investigated for the development of this study. Then, it was able to identify how a mathematical approach in Secondary School can contribute to teacher’s education from the perspective of different professions. To do só, a characterization of mathematics, in terms of production’s and popular science’s areas, has been done. After that, a study of the current legislation about the New Secondary School and Extension Curricularization it was accomplished. It has been investigated the mathematical relationships with three fields of knowledge in particular: law, art and health. After findings, it’s been highlighted possibilities of approaching these elements on teacher’s education. This could get by discussions and timely activities for an extensionist assignment, aiming to meet undergraduate present programs’ demands related to university extension. This study has shown the value of discussions in the field of mathematics education based on society needs, linked to professional’s training from different sectors.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32800
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