Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32794
Título: Os motivos demissionais com ênfase nas soft skills, visando a interação entre acadêmicos x empresas: um estudo exploratório e bibliográfico
Título(s) alternativo(s): Reasons for dismissal with emphasis on soft skills, aiming at the interaction between academic and companies: an exploratory and bibliographic study
Autor(es): Oshiro, Jackson Luis
Orientador(es): Kovaleski, João Luiz
Palavras-chave: Universidades e faculdades
Ensino superior
Empregados - Demissão
Universities and colleges
Education, Higher
Employees - Dismissal of
Data do documento: 29-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OSHIRO, Jackson Luis. Os motivos demissionais com ênfase nas soft skills, visando a interação entre acadêmicos x empresas: um estudo exploratório e bibliográfico. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Um diploma de ensino superior é um dos fatores favoráveis para a contratação de um profissional pelas empresas brasileiras, demonstrando que as Instituições de Ensino Superior (IES) são fundamentais para o processo seletivo. Porém, o título de graduando não garante a permanência do recém-contratado na empresa. Com base nesta realidade se fez necessário identificar os motivos que levam as empresas a demitir tais colaboradores graduados. Sabedor que a interação Universidade e Empresa (IUE) é essencial, tal estudo teve também como objetivo evidenciar para as IES qual seria o foco dos projetos desenvolvidos com intuito de mitigar a demissão de seus acadêmicos e egressos nas empresas locais. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e levantamento, realizando a construção do portfólio mediante o uso do Methodi Ordinatio 2.0. Diante do exposto, e levando em consideração que os estudos aqui realizados demonstraram que as empresas demitem seus colaboradores por questões comportamentais, foi realizada uma pesquisa junto as empresas que participaram do prêmio 40+ 2022, evento organizado pela prefeitura de Ponta Grossa - Paraná para identificar quais as Soft skills são essenciais na visão destas empresas que são referências na cidade. Em paralelo, foi realizada uma pesquisa junto aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis das IES públicas e privadas de Ponta Grossa, objetivando identificar quais as Soft skills eles consideram como fundamentais para ser um bom profissional. Por fim, foi realizado um comparativo entre a percepção dos acadêmicos e das empresas. Diante destas informações constatou-se que as empresas consideram como essencial ser um profissional ético, que resolva problemas de maneira autônoma e antecipada, que ouça com atenção e interesse, e saiba trabalhar em equipe. Já para os acadêmicos a única diferença está no fato de os mesmos considerarem que a capacidade de expressar seus sentimentos é mais importante para um profissional do que saber ouvir com atenção. Também se percebeu que para as empresas a capacidade de negociação, conseguir trabalhar sob pressão e ser otimista não são prioridade dentro dos comportamentos exigidos. Com base nesse estudo as IES poderão desenvolver projetos acadêmicos visando aprimorar as Soft skills identificadas como prioridade das empresas, possibilitando o estreitamento na relação entre IES e as empresas locais.
Abstract: A higher education diploma is one of the favorable factors for hiring a professional by Brazilian companies, demonstrating that Higher Education Institutions (HEIs) are fundamental for the selection process. However, the graduation title does not guarantee the permanence of the newly hired in the company. Based on this reality, it was necessary to identify the reasons that lead companies to dismiss such graduates. Knowing that the University and Company (IUE) interaction is essential, this study also aimed to show the HEIs what would be the focus of the projects developed with the aim of mitigating the dismissal of their academics and graduates in local companies. For this purpose, a bibliographical and documental research and a survey were carried out, carrying out the construction of the portfolio through the use of Methodi Ordinatio 2.0. In view of the above, and taking into account that the studies carried out here have shown that companies dismiss their employees for behavioral reasons, a survey was carried out with companies that participated in the 40+ 2022 award, an event organized by the Ponta Grossa city hall - Paraná to identify which Soft skills are essential in the view of these companies that are references in the city. In parallel, a survey was carried out among Business Administration and Accounting students from public and private HEIs in Ponta Grossa, aiming to identify which Soft skills they consider fundamental to being a good professional. Finally, a comparison was made between the perception of academics and companies. Given this information, it was found that companies consider it essential to be an ethical professional, who solves problems autonomously and in advance, who listens carefully and with interest, and knows how to work in a team. As for academics, the only difference is in the fact that they consider that the ability to express their feelings is more important for a professional than knowing how to listen carefully. It was also noticed that for companies, negotiation skills, being able to work under pressure and being optimistic are not priorities within the required behaviors. Based on this study, HEIs will be able to develop academic projects aimed at improving the Soft skills identified as a priority for companies, making it possible to strengthen the relationship between HEIs and local companies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32794
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
motivosdemissionaisenfasesoftskills.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons