Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriana Martini Tavano-
dc.date.accessioned2018-06-29T22:59:04Z-
dc.date.available2018-06-29T22:59:04Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Martini Tavano. Formação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencial. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3278-
dc.descriptionAcompanha: Formação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencialpt_BR
dc.description.abstractThis research aims to develop a technological educational product that can contribute to the humanizing and professionalising teacher education through a Didactic Sequence. It was used as an instrument a mini-course of semipresencial and a site, as a technological product that functioned as a means for the cursistas teachers to acquire the position of protagonists of their continued formation and to appropriate the school as the space of their continued formation. The researcher, together with her professors, established relationships of teacher knowledge throughout the investigative process, through which the trainer also became a trainee. As theoretical basis for the qualitative research was used Ludke & André (2015), Pereira & Pereira (2015) and Yoshimoto et ali. (2016) and, as normative contribution for this investigation, was used Opinion CNE / CP n °. 2/2015, Opinion CNE / CP no. 8/2012, as well as CNE / CP Resolutions no. 1 of May 30, 2012 and no. 2 of July 1, 2015. It is expected with this dissertation to contribute to new studies and investigations regarding the humanizing teacher education and the construction of the teacher as protagonist of his training and caregiver of himself to take good care of others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.titleFormação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta investigação tem por objetivo desenvolver um produto educacional tecnológico que possa contribuir para a formação humanizadora e profissionalizadora docente por meio de uma Sequência Didática. Utilizou-se como instrumento um Minicurso Semipresencial e um site, como produto tecnologico que funcionou como um meio para que os docentes cursistas adquirissem a postura de protagonistas de sua formação continuada e se apropriassem da escola como o espaço da sua formação continuada. A investigadora juntamente com seus professores cursistas construíram relações de saberes docentes ao longo do processo investigativo, por meio do qual a formadora colocou-se também no papel de pessoa em formação. Como fundamentação teórica para a pesquisa qualitativa utilizou-se Ludke & André (2015), Pereira & Pereira (2015) e Yoshimoto et ali. (2016) e, como aporte normativo para essa investigação, usou-se Parecer CNE/CP n°. 2/2015, o Parecer CNE/CP n°. 8/2012, bem como as Resoluções CNE/CP n°. 1 de 30 de maio de 2012 e n°. 2 de 01 de julho de 2015. Espera-se com essa dissertação oferecer contribuição para novos estudos e investigações a respeito da formação humanizadora docente e da construção do professor como protagonista de sua formação e cuidador de si para bem cuidar dos outros.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685807916067094pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee2Furlanetto, Flávio Rodrigo-
dc.contributor.referee3Oliveira, Jair de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Silva, Adriana Martini Tavano_2017.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Silva, Adriana Martini Tavano_2017_1.pdf590,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons