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Título: Formação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencial
Autor(es): Silva, Adriana Martini Tavano
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Professores - Formação
Formação profissional
Direitos humanos
Teachers, Training of
Occupational training
Human rights
Data do documento: 31-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Adriana Martini Tavano. Formação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencial. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Esta investigação tem por objetivo desenvolver um produto educacional tecnológico que possa contribuir para a formação humanizadora e profissionalizadora docente por meio de uma Sequência Didática. Utilizou-se como instrumento um Minicurso Semipresencial e um site, como produto tecnologico que funcionou como um meio para que os docentes cursistas adquirissem a postura de protagonistas de sua formação continuada e se apropriassem da escola como o espaço da sua formação continuada. A investigadora juntamente com seus professores cursistas construíram relações de saberes docentes ao longo do processo investigativo, por meio do qual a formadora colocou-se também no papel de pessoa em formação. Como fundamentação teórica para a pesquisa qualitativa utilizou-se Ludke & André (2015), Pereira & Pereira (2015) e Yoshimoto et ali. (2016) e, como aporte normativo para essa investigação, usou-se Parecer CNE/CP n°. 2/2015, o Parecer CNE/CP n°. 8/2012, bem como as Resoluções CNE/CP n°. 1 de 30 de maio de 2012 e n°. 2 de 01 de julho de 2015. Espera-se com essa dissertação oferecer contribuição para novos estudos e investigações a respeito da formação humanizadora docente e da construção do professor como protagonista de sua formação e cuidador de si para bem cuidar dos outros.
Abstract: This research aims to develop a technological educational product that can contribute to the humanizing and professionalising teacher education through a Didactic Sequence. It was used as an instrument a mini-course of semipresencial and a site, as a technological product that functioned as a means for the cursistas teachers to acquire the position of protagonists of their continued formation and to appropriate the school as the space of their continued formation. The researcher, together with her professors, established relationships of teacher knowledge throughout the investigative process, through which the trainer also became a trainee. As theoretical basis for the qualitative research was used Ludke & André (2015), Pereira & Pereira (2015) and Yoshimoto et ali. (2016) and, as normative contribution for this investigation, was used Opinion CNE / CP n °. 2/2015, Opinion CNE / CP no. 8/2012, as well as CNE / CP Resolutions no. 1 of May 30, 2012 and no. 2 of July 1, 2015. It is expected with this dissertation to contribute to new studies and investigations regarding the humanizing teacher education and the construction of the teacher as protagonist of his training and caregiver of himself to take good care of others.
Descrição: Acompanha: Formação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencial
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3278
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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