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dc.creatorThomazinho, Hellen Christine Seródio-
dc.date.accessioned2018-06-26T23:49:35Z-
dc.date.available2018-06-26T23:49:35Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.citationTHOMAZINHO, Hellen Christine Seródio. Uma análise do processo de manutenção de software em organizações de tecnologia da informação. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3275-
dc.description.abstractSoftware maintenance is the activity in which changes occur in the artifacts of a software after its delivery, in order to keep it available, correct its faults improve its performance and adapt it to new or modified requirements, according to the needs of your users. It is an essential activity, without which existing systems would quickly become lagging and inefficient for organizations. In this context, the objective of this work is to perform an analysis of the software maintenance process in organizations of the productive sector and present a model of maintenance process. In this sense, the purpose is to support organizations, which develop software in the identification of the elements that make up a maintenance process and promote, improvements in planning and execution of activities. To achieve this objective, a hybrid method was applied, consisting of experiments and multiple case studies, both with the purpose of validating the model presented in this work. The experiments demonstrated that it was possible to validate the preliminary model and measure the learning capacity of teams in the application of processes and activities related to software maintenance. The results obtained from the case studies showed that organizations do not follow a single maintenance model and that the greatest demand is for corrections and adaptations. In addition, strategies associated with knowledge management of the user and the development / maintenance team are relevant to increase the effectiveness of the maintenance process. In this way, it is expected that such model will be adherent in any organization of the productive sector, whether or not it is certified by some quality model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware - Manutençãopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectSoftware - Validaçãopt_BR
dc.subjectSoftware maintenancept_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectComputer software - Validationpt_BR
dc.titleUma análise do processo de manutenção de software em organizações de tecnologia da informaçãopt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the software maintenance process in information technology organizationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA manutenção de software é a atividade em que ocorrem modificações nos artefatos de um software após sua entrega, com o propósito de mantê-lo disponível, corrigir suas falhas, melhorar seu desempenho e adequá-lo aos requisitos novos ou modificados, conforme as necessidades de seus usuários. É uma atividade imprescindível, sem a qual os sistemas existentes rapidamente se tornariam defasados e ineficientes para as organizações. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho é, realizar uma análise do processo de manutenção de software em organizações do setor produtivo e apresentar um modelo de processo de manutenção. Nesse sentido, o propósito é amparar organizações, que desenvolvem software na identificação dos elementos que compõem um processo de manutenção e promover, melhorias no planejamento e na execução das atividades. Para atingir esse objetivo foi aplicado um método híbrido, composto por experimentos e múltiplos estudos de casos, ambos com o propósito de validar o modelo apresentado neste trabalho. Os experimentos demonstraram que foi possível validar o modelo preliminar e medir a capacidade de aprendizagem de equipes na aplicação de processos e atividades relacionadas à manutenção de software. Os resultados obtidos a partir dos estudos de caso, mostraram que as organizações não seguem um modelo único de manutenção e que a maior demanda é por correções e adaptações. Além disso, estratégias associadas ao gerenciamento do conhecimento do usuário e da equipe de desenvolvimento/manutenção são relevantes para aumentar a eficácia do processo de manutenção. Desta maneira, espera-se que tal modelo seja aderente em qualquer organização do setor produtivo, seja esta certificada ou não por algum modelo de qualidade.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0342573896160187pt_BR
dc.contributor.advisor1L'Erario, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312882427932239pt_BR
dc.contributor.referee1L'Erario, Alexandre-
dc.contributor.referee2Godoy, Wagner Fontes-
dc.contributor.referee3Costa, Carlos J.-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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