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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32752
Título: | Desenvolvimento de um controlador para um sistema de diferencial central automotivo |
Título(s) alternativo(s): | Development of a controller for an automotive central differential system |
Autor(es): | Morais, Victor Guilherme Esteves dos Santos |
Orientador(es): | Andreoli, Edson |
Palavras-chave: | Automóveis Estabilidade Controladores elétricos Automobiles Stability Electric controllers |
Data do documento: | 29-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MORAIS, Victor Guilherme Esteves dos Santos. Desenvolvimento de um controlador para um sistema de diferencial central automotivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Nos dias atuais os automóveis não são definidos apenas como artigos de luxo, eles são objetos de trabalho e de lazer para muitas pessoas, com essas novas funcionalidades dos automóveis a segurança dos passageiros é algo muito importante na compra de um veículo. Neste trabalho foi desenvolvido um controlador eletrônico para diferencial central automotivo, a função do controlador é coordenar a distribuição de torque entre os eixos das rodas de um automóvel, trazendo assim maior estabilidade ao dirigir. Foram abordados neste trabalho sistemas embarcados, técnicas de controle por modelagem de pulso e controle de tração. Este controlador tem sua operação em modo manual e foi desenvolvido com componentes eletrônicos de baixo custo e com o intuito de ser customizável pelo usuário. |
Abstract: | Nowadays, automobiles are not defined only as luxury items, they are objects of work and leisure for many people, with these new characteristics of automobiles, passenger safety is something very important when purchasing a vehicle. In this work, an electronic driver for central automotive differential was developed, the controller's function is to coordinate the distribution of torque between the axles of the wheels of an automobile, thus bringing greater stability when driving. Embedded systems, control techniques for pulse modeling and traction control were stored in this work. This controller operates in manual mode and was developed with lowcost electronic components and with the intention of being common by the user. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32752 |
Aparece nas coleções: | MD - Engenharia Elétrica |
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