Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32745
Título: | Midias digitais no processo de transposição didática para produção de material didático |
Título(s) alternativo(s): | Digital media in the teaching transposition process for the production of teaching material |
Autor(es): | Ranthum, Rogério |
Orientador(es): | Frasson, Antonio Carlos |
Palavras-chave: | Mídia digital Ensino - Meios auxiliares Livros didáticos Tecnologia da informação Digital media Teaching - Aids and devices Textbooks Information technology |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | RANTHUM, Rogério. Midias digitais no processo de transposição didática para produção de material didático. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | As relações estão se transformando ao redor do mundo, observa-se que as tecnologias estão presentes no dia-a-dia das pessoas, mesmo que não percebam, a maneira de comunicação está sendo realizada através de ferramentas tecnológicas, tais como o e-mail, whatts, as videochamadas, fazem parte do nosso cotidiano. Nas escolas, a realidade é a mesma, professores e alunos, estão conectados, e esta conexão requer uma mudança na forma com que as disciplinas sejam ministradas, os docentes denominados nativos-digitais, não se fixam apenas nos livros didáticos, é necessário um novo caminhar em direção ao suporte tecnológico para a educação. Objetivou-se neste trabalho, analisar com o auxílio das Tecnologias Digitais de Comunicação (TIDCs), como o Saber Sábio foi transformado em Saber a Ensinar nos materiais didáticos, e percebeu-se que existe um distanciamento entre o que é produzido de ciência neste país, e o que chega nas escolas. As universidades como fonte de saber originário, necessitam aproximar-se das escolas, para que aconteça uma maior transmissão destes conhecimentos. Metodologicamente, o suporte organizacional está centrado nos princípios de uma pesquisa aplicada, com enfoque qualitativo e quantitativo, fundamentada nos princípios básicos do estudo de caso. Neste pressuposto, buscou-se apoio teórico em autores de renome que dedicam seus estudos relacionados a transposição didática, aos materiais didáticos e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), entre eles destaca-se Chevallard (2001), Lévy (2015), Vilaça e Araújo (2012). A população em estudo proposto centrou-se em uma amostragem de 17 acadêmicos do curso de mestrado em História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado composto por dezessete questões. Para a análise dos dados foram utilizados gráficos para as questões quantitativas (fechadas), e as questões qualitativas, foi utilizada a Análise de Discurso, baseados nos estudos de Silva e Silva (2016), que, através de grafos apresenta as comunidades de sentido. Os resultados demonstram, que o conhecimento científico produzido nas universidades ainda está distantes das salas de aulas, que as escolas sofrem com a falta de infraestrutura tecnológica, que os professores mesmo enfrentado adversidades, tem procurado inovar em suas práticas pedagógicas com o auxílio da TDIC, que o ensino tradicional ainda predomina, e a utilização e os livros didáticos, são as principais fontes de pesquisa de professores e alunos, que o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica seria de grande utilidade. Desta forma, procurou-se elaborar um produto educacional que é um fluxo de trabalho (processo), que inicia no escaneamento do material didático, transformando-o em imagens, a seguir as imagens são tratadas e transformadas em um arquivo do tipo Portable Document Format (PDF), e na sequência este arquivo é depositado em um repositório digital, organizado em coleções, para consultas posterior. |
Abstract: | Relationships are changing around the world, and it is observed that technologies are becoming part of people's daily lives, even if they don't realize it. Communication is now conducted through technological tools such as email, WhatsApp, and video calls, which have become a part of our daily routines. In schools, the situation is no different, with teachers and students being connected. This connection requires a shift in how subjects are taught. Digital natives, the teachers, no longer rely solely on textbooks; there's a need for a new approach towards technological support for education. The aim of this study was to analyze, with the assistance of Digital Communication Technologies (DCTs), how Knowledge has transformed into Teaching Knowledge in educational materials. It was noticed that there is a gap between what is produced in the field of science in this country and what reaches the schools. Universities, as the source of original knowledge, need to bridge the gap and facilitate the transmission of this knowledge. Methodologically, the organizational framework is centered on the principles of applied research, with a qualitative and quantitative approach, based on the basic principles of a case study. In this context, theoretical support was sought from renowned authors who focus on didactic transposition, educational materials, and Digital Information and Communication Technologies (DICT), including Chevallard (2001), Lévy (2015), Vilaça, and Araújo (2012). The study population consisted of 17 postgraduate History students from the State University of Ponta Grossa, PR. Data collection involved a semi-structured questionnaire with seventeen questions. Data analysis utilized graphs for quantitative (closed) questions and Discourse Analysis for qualitative questions, based on the studies of Silva and Silva (2016), which present communities of meaning through graphs. The results show that scientific knowledge produced in universities is still distant from classrooms. Schools face challenges related to a lack of technological infrastructure. Despite these challenges, teachers have been trying to innovate in their pedagogical practices with the help of DICT. Traditional teaching methods still prevail, and textbooks are the primary sources of research for both teachers and students. The development of a technological tool would be highly beneficial. Therefore, an educational product was developed, which is a workflow process. It starts with scanning educational materials, converting them into images, then processing these images into a Portable Document Format (PDF) file. Finally, this file is deposited in a digital repository organized into collections for future reference. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32745 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
midiasdigitaisproducaomaterialdidatico.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
midiasdigitaisproducaomaterialdidatico_produto.pdf | 986,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons