Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Elaine Aparecida de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T13:55:50Z | - |
dc.date.available | 2023-10-23T13:55:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Elaine Aparecida de. Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos: uma proposta de instrumento para universidades federais. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32743 | - |
dc.description | Acompanha produção técnica: Avaliação de desempenho: proposta de instrumento para técnicos-administrativos de universidades federais | pt_BR |
dc.description.abstract | The Performance Assessment is a People Management practice used with the aim of subsidizing organizational development. The present study aims to propose an appropriate evaluation instrument for administrative technicians at federal universities. To this end, it sought to analyze how Brazilian federal universities evaluate their servers, presenting a comparison between the results of the systematic literature review and the practice experienced by the universities. The research has a descriptive qualitative character, and was developed from the documental analysis of the performance evaluation instruments of technical-administrative servants of fifteen Brazilian federal universities, using the Iramuteq software as an analysis instrument. The results showed that all the universities surveyed use relationships and communication as a point of scoring, and that evaluation at universities is based much more on behavioral aspects, which are subjective factors, which is a characteristic that appears as one of the weaknesses of the evaluation systems in public administration. When observing the complete evaluation system of universities, it was possible to find the precepts of 360º or multisource evaluation. As an innovative factor in the proposal, the inclusion of Organizational Citizenship Behavior as an evaluation item stands out, since the concept appeared in the results of the Systematic Review as an impact factor on the performance of public servants. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Desempenho - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Servidores públicos | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Empregados | pt_BR |
dc.subject | Performance - Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Public officers | pt_BR |
dc.subject | Public administration | pt_BR |
dc.subject | Public universities and colleges | pt_BR |
dc.subject | Organizational change | pt_BR |
dc.subject | Universities and colleges - Employees | pt_BR |
dc.title | Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos: uma proposta de instrumento para universidades federais | pt_BR |
dc.title.alternative | Performance evaluation of technical-administrative servants: a proposed instrument for federal universities | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Avaliação de Desempenho é uma prática de Gestão de Pessoas utilizada com o intuito de subsidiar o desenvolvimento organizacional. O presente estudo tem por objetivo propor um instrumento de avaliação adequado para técnicos-administrativos de universidades federais. Para tanto, buscou analisar como as universidades federais brasileiras avaliam seus servidores, apresentando um comparativo entre os resultados da revisão sistemática de literatura e a prática vivenciada pelas universidades. A pesquisa tem caráter qualitativo descritivo, e foi desenvolvida a partir da análise documental dos instrumentos de avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos de quinze universidades federais brasileiras, utilizando o software Iramuteq como instrumento de análise. Os resultados apontaram que todas as universidades pesquisadas utilizam o relacionamento e a comunicação como quesito de pontuação, e que a avaliação nas universidades pauta-se muito mais nos aspectos comportamentais, que são fatores subjetivos, sendo esta uma característica que figura como uma das fragilidades dos sistemas de avaliação na administração pública. Quando observado o sistema completo de avaliação das universidades foi possível encontrar os preceitos da avaliação 360º ou multifonte. Como fator de inovação na proposta destaca-se a inclusão do Comportamento de Cidadania Organizacional como quesito de avaliação, uma vez que o conceito figurou nos resultados da Revisão Sistemática como um fator de impacto no desempenho de servidores públicos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0002-2111-5993 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2104942044419174 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Andriele de Pra | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0266-8595 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8290738827565231 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Zarelli, Paula Regina | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-0279-6933 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3728369712114321 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Andriele de Pra | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0266-8595 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8290738827565231 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Canopf, Liliane | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-1686-1783 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2258231016603094 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Zarelli, Paula Regina | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-0279-6933 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3728369712114321 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silva, Rosalia Maria Passos da | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-0584-9578 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6805976807837455 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Calgaro, Rosane | - |
dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0002-8487-2652 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/7628273780515333 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL | pt_BR |
dc.subject.capes | Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaodesempenhouniversidadesfederais.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
avaliacaodesempenhouniversidadesfederais_produto.pdf | 897,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons