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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Elaine Aparecida de-
dc.date.accessioned2023-10-23T13:55:50Z-
dc.date.available2023-10-23T13:55:50Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationLIMA, Elaine Aparecida de. Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos: uma proposta de instrumento para universidades federais. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32743-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Avaliação de desempenho: proposta de instrumento para técnicos-administrativos de universidades federaispt_BR
dc.description.abstractThe Performance Assessment is a People Management practice used with the aim of subsidizing organizational development. The present study aims to propose an appropriate evaluation instrument for administrative technicians at federal universities. To this end, it sought to analyze how Brazilian federal universities evaluate their servers, presenting a comparison between the results of the systematic literature review and the practice experienced by the universities. The research has a descriptive qualitative character, and was developed from the documental analysis of the performance evaluation instruments of technical-administrative servants of fifteen Brazilian federal universities, using the Iramuteq software as an analysis instrument. The results showed that all the universities surveyed use relationships and communication as a point of scoring, and that evaluation at universities is based much more on behavioral aspects, which are subjective factors, which is a characteristic that appears as one of the weaknesses of the evaluation systems in public administration. When observing the complete evaluation system of universities, it was possible to find the precepts of 360º or multisource evaluation. As an innovative factor in the proposal, the inclusion of Organizational Citizenship Behavior as an evaluation item stands out, since the concept appeared in the results of the Systematic Review as an impact factor on the performance of public servants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Empregadospt_BR
dc.subjectPerformance - Evaluationpt_BR
dc.subjectPublic officerspt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Employeespt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos: uma proposta de instrumento para universidades federaispt_BR
dc.title.alternativePerformance evaluation of technical-administrative servants: a proposed instrument for federal universitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Avaliação de Desempenho é uma prática de Gestão de Pessoas utilizada com o intuito de subsidiar o desenvolvimento organizacional. O presente estudo tem por objetivo propor um instrumento de avaliação adequado para técnicos-administrativos de universidades federais. Para tanto, buscou analisar como as universidades federais brasileiras avaliam seus servidores, apresentando um comparativo entre os resultados da revisão sistemática de literatura e a prática vivenciada pelas universidades. A pesquisa tem caráter qualitativo descritivo, e foi desenvolvida a partir da análise documental dos instrumentos de avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos de quinze universidades federais brasileiras, utilizando o software Iramuteq como instrumento de análise. Os resultados apontaram que todas as universidades pesquisadas utilizam o relacionamento e a comunicação como quesito de pontuação, e que a avaliação nas universidades pauta-se muito mais nos aspectos comportamentais, que são fatores subjetivos, sendo esta uma característica que figura como uma das fragilidades dos sistemas de avaliação na administração pública. Quando observado o sistema completo de avaliação das universidades foi possível encontrar os preceitos da avaliação 360º ou multifonte. Como fator de inovação na proposta destaca-se a inclusão do Comportamento de Cidadania Organizacional como quesito de avaliação, uma vez que o conceito figurou nos resultados da Revisão Sistemática como um fator de impacto no desempenho de servidores públicos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-2111-5993pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2104942044419174pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Andriele de Pra-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Andriele de Pra-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.referee2Canopf, Liliane-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1686-1783pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258231016603094pt_BR
dc.contributor.referee3Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Rosalia Maria Passos da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0584-9578pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6805976807837455pt_BR
dc.contributor.referee5Calgaro, Rosane-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-8487-2652pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7628273780515333pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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