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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32732
Título: | Análise teórica e experimental do fenômeno de fluência em lajes unidirecionais fabricadas com concreto convencional e autoadensável |
Título(s) alternativo(s): | Theoretical and experimental analysis of creep phenomenon in unidirectional slabs made with conventional and self-compacting concrete |
Autor(es): | Silva, Daise Fernanda Rubio da |
Orientador(es): | Tessari, Rodolfo Krul |
Palavras-chave: | Concreto Lajes de concreto Concreto - Expansão e contração Concrete Concrete slabs Concrete - Expansion and contraction |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Apucarana |
Citação: | SILVA, Daise Fernanda Rubio da. Análise teórica e experimental do fenômeno de fluência em lajes unidirecionais fabricadas com concreto convencional e autoadensável. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2023. |
Resumo: | Em um material multifásico, como o concreto, a fração volumétrica dos principais materiais constituintes afeta o comportamento elástico do compósito. O concreto autoadensável (CAA), se comparado ao concreto convencional vibrado (CCV), apresenta alta fluidez e coesão em virtude de seu maior volume de pasta e reduzido volume de agregados. Como o módulo de elasticidade do concreto aumenta em razão da quantidade de agregados graúdos de alto módulo presentes na mistura, concretos autoadensáveis tendem a apresentar rigidez inferior frente às misturas convencionais e, como consequência, maiores deformações sob tensões. É por essa razão que as lajes unidirecionais fabricadas com concretos autoadensáveis são elementos cuja deflexão pode diferir significativamente dos valores estimados teoricamente, pois tanto a característica estrutural quanto a composição do material podem amplificar as deformações desse elemento, principalmente àquelas causadas pelo fenômeno de fluência. Utilizando protótipos de dimensões reais, buscou-se determinar experimentalmente – por meio desta pesquisa – as deformações ao longo do tempo de lajes unidirecionais fabricadas com concreto convencional e autoadensável e analisar se o modelo simplificado da ABNT NBR 6118 apresenta eficiência na determinação das flechas, independentemente do tipo de concreto empregado. Como resultado, observou-se que as lajes não apresentaram deformações excessivas durante o ensaio, ou seja, as lajes não ultrapassaram os limites de deformação para o ELS. Em contrapartida, as deformações determinadas de forma experimental superaram as flechas analíticas para ambos os concretos utilizados. |
Abstract: | Concrete is a multiphase material and therefore its constituent materials influence the elastic modulus of the composite. Self-compacting concrete (SCC), compared to conventional vibrated concrete (CVC), has high fluidity and cohesion by virtue of its higher volume of paste and reduced volume of aggregates. Given that the increase modulus of elasticity of concrete occur by increases quantity of coarse aggregates of high modulus of elasticity inside of mixture, self-compacting concrete tend to present lower stiffness in comparison with conventional mixtures and, therefore, higher strain. For this reason, deflections of unidirectional slabs made with conventional e selfcompacting concrete may differ from those determined analytically because both of structural characteristics and material composition may increase strains of this structural element, especially those caused by creep phenomenon. Using prototypes with real dimensions, sought to determine experimentally – through this research – the deflections along the time of unidirectional slabs made with conventional e selfcompacting concrete as well as to analyze if the simplified predicting of deflections model of Brazilian Code for Structural Concrete ABNT NBR 6118 is efficient regardless of the type of concrete used. As a conclusion in this research, observed that slabs did not present excessive deformations during the tests, in other words, as the slabs did not exceed the deflection-limits of serviceability limit state (SLS). However, the deflections determined experimentally exceed the deflections determined analytically to both types of concrete used. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32732 |
Aparece nas coleções: | AP - Engenharia Civil |
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