Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32719
Título: | Sequência didática baseada na didática da pedagogia histórico-crítica (PHC) para trabalhar o conteúdo ciclo hidrológico na disciplina de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Didactic sequence based on didactic historical-critical pedagogy (PHC) to work with hydrological cycle content in science subject |
Autor(es): | Fontes, Jaqueline Cequella |
Orientador(es): | Romero, Adriano Lopes |
Palavras-chave: | Pedagogia crítica Ciência - Estudo e ensino Água - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Currículos Educação ambiental Critical pedagogy Science - Study and teaching Water - Study and teaching Teaching - Methodology Education - Curricula Environmental education |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FONTES, Jaqueline Cequella. Sequência didática baseada na didática da pedagogia histórico-crítica (PHC) para trabalhar o conteúdo ciclo hidrológico na disciplina de ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O ensino de Ciências tem um papel fundamental na formação de uma sociedade mais crítica e reflexiva; cada vez mais, tem sido discutida a necessidade de que esse ensino seja desenvolvido, de forma contextualizada, em sala de aula. A Pedagogia HistóricoCrítica (PHC) vai ao encontro dessa perspectiva quando valoriza a realidade do estudante como direção a uma aprendizagem significativa. Este trabalho tem como questão de pesquisa: “Qual é a percepção de professores dos Anos Iniciais sobre a potencialidade de uma sequência didática, elaborada com base nos cinco passos da didática da PHC, considerando o tema água?”. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar a percepção de professores sobre uma proposta de Sequência Didática (SD), desenvolvida com respaldo nos cinco passos da PHC, com a intencionalidade de constituir uma proposta didática para o ensino de Ciências. Os objetivos específicos foram: a) investigar a percepção de professores do contexto da prática sobre as potencialidades e fragilidades da sequência didática “Detetives da Água”; b) reelaborar a SD considerando as contribuições dos professores e os objetos de conhecimentos relacionados com a água nos Anos Iniciais, a fim de constituir um produto educacional. Para esta pesquisa, definimos a abordagem metodológica de natureza qualitativa do tipo exploratória para a análise dos dados gerados na dissertação. Foram convidados para avaliar a SD professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental na modalidade remota. Dentre os convidados, 17 professoras participaram de grupos focais e responderam a dois questionários relacionados com o seu contexto de atuação e com suas percepções sobre a SD elaborada. Os dados gerados foram examinados por meio de análise interpretativa e de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicaram que as professoras reconhecem a importância de trabalhar com a água no ensino de Ciências como algo que, além de estar presente no currículo, faz parte do contexto dos estudantes e permite uma aproximação com outras áreas do conhecimento. As docentes entenderam a viabilidade da proposta da SD e reconheceram a possibilidade de adaptar algumas atividades aos seus contextos da prática. As professoras colaboraram com sugestões relacionadas à ampliação do aporte conceitual, recursos didáticos e alterações em algumas atividades. Elas valorizaram a estrutura apresentada na SD, no entanto, da forma como a pesquisa foi conduzida, não foi possível entender se as professoras tiveram uma adequada compreensão dos cinco passos da PHC (Gasparin, 2013) utilizados na sua organização. Os resultados contribuíram para a reelaboração da SD no formato de um produto educacional intitulado “Ampliando a compreensão sobre a água em nosso cotidiano: a chuva em foco”, direcionado para professores dos Anos Iniciais, tendo em vista a aproximação com o contexto da prática e que possa auxiliar no ensino de Ciências. |
Abstract: | Science teaching plays a fundamental role in shaping a more critical and reflective society, and there has been increasing discussion of the need for this teaching to be developed in a contextualized way in the classroom. Historical-Critical Pedagogy (HCP) meets this perspective when it values the student’s reality as the direction towards meaningful learning. The research question of this study is: “What is the perception of Early Years teachers about the potential of a didactic sequence, based on the five steps of PHC didactics, considering the theme of water?”. The general objective of the work was to analyze teachers’ perceptions of a Didactic Sequence (DS) proposal, developed based on the five steps of PHC, with the intention of constituting a didactic proposal for teaching Science. The specific objectives were: a) to investigate the perception of teachers in the context of practice about the potential and weaknesses of the didactic sequence “Water Detectives”; b) to rework the DS considering the teachers’ contributions and the objects of knowledge related to water in the Early Years, to create an educational product. For this research, we used a qualitative, exploratory methodological approach to analyze the data generated in the dissertation. Teachers participating in an extension course in Environmental Education in the remote modality were invited to evaluate DS. Of those invited, 17 teachers took part in focus groups and answered two questionnaires related to their work context and their perceptions of the DS. The data generated was examined using interpretative analysis and Content Analysis (Bardin, 2011). The results indicated that the teachers recognize the importance of working with water in science teaching as something that, in addition to being present in the curriculum, is part of the students’ context and allows for a rapprochement with other areas of knowledge. The teachers understood the viability of the DS proposal and recognized the possibility of adapting some activities to their own contexts. The teachers collaborated with suggestions related to expanding the conceptual framework, teaching resources and changes to some activities. They valued the structure presented in the DS, however, from the way the research was conducted, it was not possible to understand whether the teachers had an adequate understanding of the five steps of PHC (Gasparin, 2013) used in its organization. The results contributed to the reworking of the DS in the form of an educational product entitled “Broadening the understanding of water in our daily lives: rain in focus”, aimed at Early Years teachers, with a view to bringing it closer to the context of practice and helping with science teaching. |
Descrição: | Acompanha: Ampliando a compreensão sobre a água em nosso cotidiano: a chuva em foco |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32719 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticaciclohidrologico.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciadidaticaciclohidrologico_produto.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons