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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32699
Título: | Sistema para rastreamento de gestos para realidade virtual |
Título(s) alternativo(s): | Hand-tracking system for virtual reality |
Autor(es): | Amin, Lucas Kuttner Toyomoto, Rafael Hideo |
Orientador(es): | Wehrmeister, Marco Aurélio |
Palavras-chave: | Realidade virtual Software gratuito Visão por computador Processamento de imagens Realidade aumentada Virtual reality Open source software Computer vision Image processing Augmented reality |
Data do documento: | 26-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | AMIN, Lucas Kuttner; TOYOMOTO, Rafael Hideo. Sistema para rastreamento de gestos para realidade virtual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um aperfeiçoamento de um projeto open-source de óculos de realidade virtual. Uma das barreiras da total imersão e simulação de ambientes visualizados por óculos de realidade virtual são os controles, que não são capazes de reproduzir o alto nível de detalhes do movimento das mãos. A ideia do projeto é disponibilizar aos usuários do óculos de realidade virtual um meio de baixo custo para interagir com o ambiente virtual utilizando apenas as mãos. Para chegar nesse objetivo, foi desenvolvido um protótipo de um sistema de visão computacional usando webcam para identificar a pose atual das mãos do usuário e transmitir para o ambiente virtual desenvolvido em Unity. Como resultado foi apresentada uma comparação do modelo desenvolvido com o sistema comercial de reconhecimento das mãos Leapmotion, no qual identificamos e discutimos vantagens quanto à amplitude de movimentos e interação entre as mãos, e desvantagens na performance da captura e processamento das imagens, sendo mais evidente em movimentos rápidos. |
Abstract: | This work presents an improvement to an open-source virtual reality headset. One of the barriers to total imersion and simulation for virtual reality headsets are the controllers, which are not capable of reproducing the high level of detail of the human hand movement. The project idea is to provide to the virtual reality headset users a low cost way to interact with the virtual environment using only their hands. To achieve this goal, a prototype of a computer vision system using a webcam was built to perform hand-pose estimation on the user hands and transmit this estimation to a virtual environment developed in Unity. As the result, a comparison of the developed model with the Leapmotion commercial hand recognition system was presented, where advantages regarding the range of motion and interaction between the hands and disadvantages in the performance of image capture and processing were identified and discussed, being more evident in quick movements. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32699 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Computação |
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