Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, João Pedro Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-11T21:23:58Z-
dc.date.available2023-10-11T21:23:58Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationSOUZA, João Pedro Oliveira. P_AID: um protocolo de roteamento para redes veiculares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32687-
dc.description.abstractVehicular Ad Hoc Networks (VANETs) are wireless communication networks composed of vehicles that communicate cooperatively with each other and with the network infrastructure, in order to exchange information and compose an Intelligent Transportation System (ITS). In an ITS, the aim is to provide innovative and reliable services related to traffic in roads, such as monitoring, incident notifications, weather alerts, among others. Data communication in a VANET can occur mainly in two ways: vehicle-to-vehicle, in which messages are sent directly between vehicles, and vehicle-to-infrastructure, in which communication is established between vehicles and the network infrastructure. In situations where it is necessary to communicate with vehicles outside the coverage area, multi-hop communication is used, where a message is transmitted through intermediate nodes until they reach their final destination. To enable this communication, an efficient routing protocol is needed, capable of delivering messages with a low delay and without overloading the network with unnecessary copies of messages. This work proposes a new routing protocol for VANETs, called Position-based Adaptive Approach for Information Dissemination (P_AID), which is a modification of the Adaptive Approach for Information Dissemination (AID) protocol. Simulations are performed to evaluate the performance of these protocols in terms of message delivery rate, average message delivery delay and message redundancy ratio, varying the number of vehicles in the network and the buffer size of these vehicles. In all scenarios and for all evaluated metrics, P_AID performs better than AID.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectProtocolos de roteamento (protocolos de rede de computadores)pt_BR
dc.subjectVeículos - Comunicaçõespt_BR
dc.subjectIntelligent transportation systemspt_BR
dc.subjectRouting protocols (Computer network protocols)pt_BR
dc.subjectVehicles - Communicationspt_BR
dc.titleP_AID: um protocolo de roteamento para redes veicularespt_BR
dc.title.alternativeP_AID: a routing protocol for vehicular networkspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoRedes Veiculares são redes de comunicação sem fio compostas por veículos que se comunicam cooperativamente entre si e com a infraestrutura de rede, de modo a trocar informações e compor um Sistema de Transporte Inteligente. Nesse sistema, busca-se a prestação de serviços inovadores e confiáveis relacionados ao tráfego em vias, como monitoramento, notificações de incidentes, alertas meteorológicos, entre outros. A comunicação de dados em uma rede veicular pode ocorrer principalmente de duas formas: veículo-para-veículo, na qual as mensagens são enviadas diretamente entre veículos, e veículo-para-infraestrutura, na qual a comunicação é estabelecida entre veículos e a infraestrutura de rede. Em situações em que é necessário se comunicar com veículos fora da área de cobertura, é utilizada a comunicação de múltiplos saltos, onde mensagens são transmitidas através de nós intermediários até alcançarem seu destino final. Para viabilizar essa comunicação, é necessário um protocolo de roteamento eficiente, capaz de proporcionar a entrega de mensagens com um baixo atraso e sem sobrecarregar a rede com cópias desnecessárias de mensagens. Este trabalho propõe um novo protocolo de roteamento para redes veiculares, chamado P_AID (do inglês Position-based Adaptive Approach for Information Dissemination), o qual é uma modificação do protocolo AID (do inglês Adaptive Approach for Information Dissemination). São realizadas simulações para avaliar o desempenho desses protocolos em relação à taxa de entrega, atraso médio na entrega e razão de redundância de mensagens, variando o número de veículos na rede e o tamanho do buffer desses veículos. Em todos os cenários e para todas as métricas avaliadas, o P_AID obtém um desempenho melhor que o AID.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Vendramin, Ana Cristina Barreiras Kochem-
dc.contributor.advisor-co1Pigatto, Daniel Fernando-
dc.contributor.referee1Vendramin, Ana Cristina Barreiras Kochem-
dc.contributor.referee2Fonseca, Anelise Munaretto-
dc.contributor.referee3Santi, Juliana de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programSistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
protocoloroteamentodadosveiculares.pdf402,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons