Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32686
Título: | Elaboração de uma ontologia que endereça a presença de mulheres em cursos de computação no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Elaboration of an ontology to address women’s presence on computer courses in Brazil |
Autor(es): | Souza, Vanessa Lazarin de |
Orientador(es): | Berardi, Rita Cristina Galarraga |
Palavras-chave: | Ontologia Computação - Educação (Superior) - Brasil Dados conectados RDF (Linguagem de marcação de documento) Mulheres na tecnologia Ontology Computer science - Education (Higher) - Brazil Linked data RDF (Document markup language) Women in technology |
Data do documento: | 20-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOUZA, Vanessa Lazarini. Elaboração de uma ontologia que endereça a presença de mulheres em cursos de computação no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | A presença de mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math) é uma questão que vem ganhando cada vez mais relevância. Contudo ela esbarra na falta de dados para a construção de análises consistentes. O Equality for Leadership in Latin American STEM (ELLAS) – do qual participam Bolívia, Peru e Brasil – tem como objetivo elaborar uma plataforma de Linked Open Data que ajude a preencher essa lacuna. Dentro de tal empreendimento temos a criação de ontologias e a reestruturação para RDF de dados já existentes como pontos centrais na criação de LOD. O presente trabalho se localiza dentro do ELLAS e colabora com (1) a triplificação (RDF) de dados do Censo de Educação Superior do Inep, (2) a criação de uma metodologia para elaboração de ontologias, para ser usada dentro do projeto e que possibilite análises sobre a presença e permanência de mulheres nas áreas de STEM e (3) a instanciação de tal ontologia no contexto do Ensino Superior na área da computação no Brasil. |
Abstract: | Women’s presence in STEM (Science, Technology, Engineering and Math) areas is an issue that has been gaining relevance. However it collides with the lack of data for the construction of consistent analyses. The Equality for Leadership in Latin American STEM (ELLAS) project – in which Bolivia, Peru and Brazil participate – aims to develop an Linked Open Data (LOD) platform to help fill that gap. Within such entrepreneurship, ontology creation and the restructuring (RDF) of previously existing data are key elements on the LOD creation. The present work is located inside ELLAS and collaborates with (1) the triplication (RDF) of data from the Higher Education Census from Inep, (2) the creation of a methodology for elaborating ontologies – to be used within the project and that enables analysis about the presence and permanence of women in STEM areas and (3) its instantiation in the context of Higher Education in the field of computing in Brazil. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32686 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ontologiapresencamulherescomputacao.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons