Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32673
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Serrato, Brenno | - |
dc.creator | Camargo, Gustavo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T16:31:34Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T16:31:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | SERRATO, Brenno; CAMARGO, Gustavo de. Modelo de monitoramento de dados veículares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32673 | - |
dc.description.abstract | The rapid growth of the worldwide vehicle fleet means that new challenges regarding the condition of the vehicle are faced by populations and organizations. One of the main concerns, is the maintenance and the consequences caused in the performance of certain functions. The necessity of monitoring the status, reducing the unavailability, finds in technology a possible solution. For this reason, the Internet-of-Vehicles (IoV) becomes an increasingly important trend for the future. However, the process that applies this technology can be decisive for a solution with a great impact. For that matter, this study addresses the challenges of developing a system model and its prototype that considers each stage in the workflow, with the aim of reducing unavailability through analyses performed on the data captured by internal vehicle sensors and actuators. After completing the data capture, under three different proposed scenarios, and a subsequent analysis, the results obtained indicated that the developed model assists in the detection of possible failures, allowing to raise points of attention in the vehicle during the experiment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Internet das coisas | pt_BR |
dc.subject | Big data | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Equipamento e acessórios | pt_BR |
dc.subject | Armazenamento de dados | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Internet of things | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Equipment and supplies | pt_BR |
dc.subject | Data Warehousing | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicles - Maintenance and repair | pt_BR |
dc.title | Modelo de monitoramento de dados veículares | pt_BR |
dc.title.alternative | Vehicle data monitoring model | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O rápido crescimento da frota veicular mundial faz com que novos desafios sobre a condição do veículo sejam enfrentados pelas populações e organizações. Um dos principais, diz respeito à manutenção e às consequências que isto causa no desempenho de determinadas funções de um veículo. A necessidade de se monitorar o estado, reduzindo a indisponibilidade, encontra na tecnologia uma possibilidade de solução. Por este motivo a Internet de Veículos se torna uma tendência cada vez mais importante para o futuro. Porém, o processo que aplica essa tecnologia pode ser determinante para uma solução com grande impacto. Neste sentido, este estudo aborda os desafios do desenvolvimento de um modelo de sistema e sua prototipação que leve em conta cada etapa do fluxo, com o intuito de reduzir a indisponibilidade através de análises executadas nos dados capturados por sensores e atuadores internos do veículo. Após a realização da captura dos dados em um automóvel, em três diferentes cenários propostos, e uma análise posterior, os resultados obtidos indicaram que o modelo desenvolvido permite auxiliar na detecção de possíveis falhas, possibilitando levantar pontos de atenção no veículo durante a realização de experimento. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Linhares, Robson Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1 | Linhares, Robson Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Vendramin, Ana Cristina Barreiras Kochem | - |
dc.contributor.referee3 | Fabro, João Alberto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelomonitoramentodadosveiculares.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons