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dc.creatorScholz, Júlio César Werner-
dc.creatorPinheiro, Yan Pietrzak-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:34:40Z-
dc.date.available2023-10-10T16:34:40Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationSCHOLZ, Júlio César Werner; PINHEIRO, Yan Pietrzak. Prevendo a gravidade de acidentes rodoviários no Brasil: a influência do ambiente e características do veículo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32667-
dc.description.abstractThis work supports the problematization of the rate of traffic accidents due to the high use of automobiles for utility or transport in Brazil. Every year the lives of approximately 1.3 million people are interrupted due to traffic accidents worldwide. This fact has motivated some researchers to engage in analysis and prediction regarding the severity of accidents. In this regard, this study proposes the use of data mining as an approach to analyze and explore datasets of traffic accidents that occurred on Brazilian highways between the years 2017 and 2022 as provided by the Federal Highway Police. Additionally, vehicle price data from the FIPE table were included, allowing for a more comprehensive analysis that also considers the financial value of the vehicles. The goal is to assess the predictive capability of classification models regarding the severity of accidents, focusing on vehicle characteristics and environmental factors. Through applying classification algorithms and machine learning explainability techniques, we aim to acquire relevant knowledge related to this dataset, contributing to understanding and prevention of accidents. As a result, the attributes related to vehicle characteristics had a more positive impact on the predictive capability of the models when compared to the attributes describing the environment and other variables.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito - Análisept_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectTraffic accidents - Analysispt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectComputer algorithmspt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.titlePrevendo a gravidade de acidentes rodoviários no Brasil: a influência do ambiente e características do veículopt_BR
dc.title.alternativePredicting the severity of highway accidents in Brazil: the role of environmental factors and vehicle featurespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho problematiza os acidentes resultantes do alto uso de veículos motorizados como meio de transporte na sociedade, dado que todos os anos a vida de aproximadamente 1,3 milhões de pessoas é interrompida no mundo como resultado de um acidente de trânsito. Essa realidade tem impulsionado pesquisas para compreender e prever a gravidade desses acidentes. Nesse sentido, o estudo propõe a utilização da mineração de dados como uma abordagem para analisar e explorar conjuntos de dados de acidentes de trânsito ocorridos nas rodovias brasileiras entre os anos de 2017 e 2022, fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal, além disso, foram inseridos dados de preços dos veículos a partir da tabela FIPE, permitindo uma análise mais abrangente que considera também o valor financeiro dos veículos. O objetivo é avaliar a capacidade preditiva de modelos de classificação em relação à gravidade dos acidentes, com foco nas características dos veículos e nos fatores do ambiente. Por meio da aplicação de algoritmos de classificação e de técnicas de explicabilidade de aprendizado de máquina, pretende-se adquirir conhecimentos relevantes relacionados a esse conjunto de dados, contribuindo para o entendimento e a prevenção de acidentes. Como resultado, os atributos relacionadas às características dos veículos impactaram mais positivamente na capacidade preditiva dos modelos quando comparados aos atributos que descrevem o ambiente e as demais variáveis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Thiago Henrique da-
dc.contributor.referee1Silva, Thiago Henrique da-
dc.contributor.referee2Fonseca, Anelise Munaretto-
dc.contributor.referee3Lüders, Ricardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programSistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
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