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Título: Gerenciamento de filas: a aplicação no caso de um centro de distribuição varejista
Título(s) alternativo(s): Queue management: the application in the case of a retail distribution center
Autor(es): Bicudo, Willian André Strombeck
Orientador(es): Tondato, Rogério
Palavras-chave: Teoria das filas
Logística empresarial
Distribuição de mercadorias
Comércio varejista
Queuing Theory
Business logistics
Physical distribution of goods
Retail trade
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BICUDO, Willian André Strombeck. Gerenciamento de filas: a aplicação no caso de um centro de distribuição varejista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: A formação de filas acontece quando o número de pessoas ou matéria-prima excede a capacidade do sistema de atendimento ou de transformação da matéria. Ao mesmo tempo que são consideradas uma consequência natural das operações de serviços ou processos produtivos, também podem ser estudadas diversas maneiras de administrá-las. O gerenciamento de filas torna-se necessário e fundamental para que elas não se tornem gargalos dentro do processo, assumindo o papel de limitadores do fluxo operacional. O estudo das filas pode ser aplicado em diversas áreas, sendo uma delas, o Varejo. Neste ambiente, as filas podem estar alocadas em várias partes da cadeia de suprimentos: Recebimento nos centros de distribuição, retirada de materiais do depósito para o ponto de venda, atendimento de clientes no caixa, entre outros processos dentro da cadeia. O objetivo deste trabalho é criar uma simulação do recebimento e expedição de cargas em um centro de distribuição, afim de estudar filas formadas no processo. O Software utilizado é o Flexsim, e, através da simulação e da análise dos resultados propõe-se sugestões de melhorias para o sistema.
Abstract: Queue formation occurs when the number of people or raw materials exceeds the capacity of the service or material transformation system. While queues are considered a natural consequence of service operations or production processes, there are also various ways to manage them. Queue management becomes necessary and essential to prevent them from becoming bottlenecks within the process, assuming the role of limiting operational flow. The study of queues can be applied in various areas, including Retail. In this environment, queues can be found in various parts of the supply chain: receiving at distribution centers, material retrieval from the warehouse to the point of sale, customer service at the cashier, among other processes within the chain. The objective of this work is to create a simulation of cargo receiving and dispatching in a distribution center in order to study queues formed in the process. The software used is Flexsim, and through simulation and analysis of the results, suggestions for system improvements are proposed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32664
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