Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32661
Título: | Evasão do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: levantamento do perfil do aluno |
Título(s) alternativo(s): | Dropout from the Information Systems undergraduate program of the Federal University of Technology - Paraná: student profile survey |
Autor(es): | Manikowski, Felipe |
Orientador(es): | Hirsch, Luciana Rocha |
Palavras-chave: | Evasão universitária Educação - Aspectos sociais Educação - Aspectos econômicos Vocação College dropouts Education - Social aspects Education - Economic aspects Vocation |
Data do documento: | 27-Abr-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MANIKOWSKI, Felipe. Evasão do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: levantamento do perfil do aluno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este estudo versa sobre a evasão dos alunos matriculados no curso de graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica do Paraná, tendo como objetivo principal a identificação das causas mais comuns da evasão do curso em estudo, visando propor alternativas e sugestões para combater o fenômeno da evasão. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório que, por meio de um questionário, buscou traçar um perfil dos alunos evadidos, abordando questões sociais, econômicas e acadêmicas, a fim de nortear ações que venham minimizar o impacto causado por esse problema. Os resultados apontam que conciliar o curso com o trabalho foi o maior problema relatado, seguido de dificuldades financeiras. Fatores socioeconômicos, problemas de saúde, vocacionais e dificuldades nas disciplinas iniciais do próprio curso também acabaram por favorecer a evasão. Conclui-se, portanto, que adequações nestes aspectos poderão contribuir para a permanência dos universitários no curso até a sua conclusão. |
Abstract: | This study deals with the dropout of students enrolled in undergraduate course in Bachelor of Information Systems at the Technological University of Paraná, with the main objective of identifying the most common causes of dropout from the course under study, aiming to propose alternatives and suggestions to combat the evasion phenomenon. This is exploratory research that, through a questionnaire, sought to outline a profile of dropouts, addressing social, economic and academic issues, in order to guide actions that will minimize the impact caused by this problem. The results show that reconciling the course with work was the biggest problem reported, followed by financial difficulties. Socioeconomic factors, health and vocational problems and difficulties in the initial subjects of the course also ended up favoring dropout. It is concluded, therefore, that adjustments in these aspects may contribute to the permanence of university students in the course until its conclusion. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32661 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
evasaocursosistemasinformacao.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons