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Título: Estudo da acessibilidade com base na NBR 9050 em três escolas municipais de Cianorte-PR
Título(s) alternativo(s): Accessibility study based on NBR 9050 in three municipal schools of Cianorte-PR
Autor(es): Lucio, João Victor Naves
Orientador(es): Moreira, Vera Lúcia Barradas
Palavras-chave: Normas técnicas (Engenharia)
Escolas públicas
Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade
Inclusão escolar
Standards, Engineering
Public schools
Public buildings - Barrier-free design
Mainstreaming in education
Data do documento: 25-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: LUCIO, João Victor Naves. Estudo da acessibilidade com base na NBR 9050 em três escolas municipais de Cianorte-PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: O acesso à educação inclusiva é um direito constitucional, bem como o direito de ir e vir, assim, para garantia destes direitos, é necessário tornar os ambientes e equipamentos acessíveis, para que todos possam acessá-los, independentemente de qualquer característica física, motora ou intelectual do usuário. Para a promoção desta acessibilidade, existem legislações específicas que trazem deveres ao Estado, bem como há a Norma Técnica Brasileira específica para o tema, a NBR 9050. Com base na NBR 9050:2020, realizou-se o estudo da acessibilidade nas três escolas municipais com maior número de alunos de Cianorte-PR, por meio da seleção de ambientes e seus parâmetros, para a análise in loco, com o uso de um checklist, averiguando se estão acessíveis, destacando-se as desconformidades encontradas em relação às disposições da Norma. Ao final, foram propostas adequações ou melhorias para cada escola, direcionada aos responsáveis pela estrutura física das escolas municipais de Cianorte-PR, para que fiquem acessíveis quanto aos ambientes e parâmetros analisados. Destaca-se o fato da Escola Municipal Maria Montessori não possuir sanitário acessível, e que o maior índice percentual de acessibilidade foi encontrado na Escola Municipal Jardim Aeroporto, com 60% de conformidade frente aos ambientes e parâmetros considerados, sendo os ambientes do estudo: área externa, escadas, rampas, corredores, bibliotecas e centros de leitura, sanitários acessíveis e refeitório. Todas as desconformidades encontradas podem ser solucionadas com as propostas de adequações ou melhoria apresentadas no estudo.
Abstract: Access to inclusive education is a constitutional right, as well as the right to come and go, so to guarantee these rights, it is necessary to make environments and equipment accessible, so that everyone can access them, regardless of any physical, motor characteristics or intellectual property of the user. To promote this accessibility, there are specific laws that bring duties to the State, as well as the Brazilian Technical Standard specific to the subject, NBR 9050. Based on NBR 9050:2020, a study of accessibility was carried out in the three municipal schools with a greater number of students from Cianorte-PR, through the selection of environments and their parameters, for on the ground analysis, using a checklist, verifying whether they are accessible, highlighting the non-conformities found in relation to the provisions of the Standard . In the end, adaptations or improvements were proposed for each school, directed to those responsible for the physical structure of the municipal schools of Cianorte-PR, so that they are accessible in terms of the environments and parameters analyzed. The fact that Maria Montessori Municipal School does not have an accessible toilet stands out, and that the highest percentage of accessibility was found at Jardim Aeroporto Municipal School, with 60% of compliance with the environments and parameters considered, with the study environments: area exterior, stairs, ramps, corridors, libraries and reading centers, accessible restrooms and cafeteria. All nonconformities found can be solved with the adaptation or improvement proposals presented in the study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32645
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