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dc.creatorPedroso, João Paulo Paulovski-
dc.date.accessioned2023-10-06T12:07:34Z-
dc.date.available2023-10-06T12:07:34Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationPEDROSO, João Paulo Paulovski. Avaliação da acessibilidade em duas escolas municipais de Campo Mourão – PR: caminho para a inclusão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32635-
dc.description.abstractAll people with a physical disability or reduced mobility have the right to education, guaranteed by the Federal Government. Accessibility is a fundamental attribute of the ambience that ensures an increase in the quality of life of people with some type of disability or reduced mobility, giving the possibility and condition of use with safety and autonomy. In this work, the study of accessibility was registered in two Municipal Schools of Campo Mourão, based on NBR 9050, which determines the requirements that an ambience has the conditions to become accessible. Schools were analyzed, with surveys carried out in the field. All environments were checked, which complied, and which need to be adequate in accordance with the requirements of the standard. It was found that the two schools need adjustments, their environments are not fully accessible. Finally, we note that a reform does not ensure an accessible place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectEdifícios públicos - Projeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadept_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.subjectPublic buildings - Barrier-free designpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobilitypt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.titleAvaliação da acessibilidade em duas escolas municipais de Campo Mourão – PR: caminho para a inclusãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTodos os Portadores de alguma deficiência física e ou mobilidade reduzida têm direito à educação garantido pelo Governo Federal. Acessibilidade é um atributo fundamental do ambiente que assegura o aumento da qualidade de vida dos portadores de algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, dando a possibilidade e condição de utilização com segurança e autonomia. No presente trabalho foi registrado o estudo da acessibilidade em duas Escolas Municipais de Campo Mourão fundamentado na NBR 9050 que determina os requisitos para que um ambiente tenha as condições de se tornar acessível. As escolas foram analisadas, com levantamentos feitos em campo. Foram verificados todos os ambientes, os que estavam em conformidade e os quais precisam ser adequados conforme as exigências da norma. Foi constatado que as duas escolas necessitam de adequações, seus ambientes não estão em suas totalidades acessíveis. Finalmente, observamos que uma reforma não traz a garantia de um ambiente acessível.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee2Szpak, Wesley-
dc.contributor.referee3Widerski, Roberto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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