Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Welz, Luiz Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T12:00:16Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T12:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | WELZ, Luiz Fernando. Avaliação da aderência de revestimentos asfálticos em locais de maior incidência de acidentes de trânsito na cidade de Campo Mourão - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32632 | - |
dc.description.abstract | The combination of factors such as recklessness, weather conditions, lack of signage, road conservation, human and vehicular failures, are related to traffic accidents. Therefore, it is extremely important to maintain the quality of the pavements, not only in terms of irregularities and pathologies, but also in less apparent factors such as friction and a surface texture. These are responsible for ensuring a more gripping and safer surface, directly influencing the time of braking, acceleration and changes of direction of vehicles. This study aims to analyze the surface textures of the asphalt pavement in places with a high rate of traffic accidents in the city of Campo Mourão / PR. In order to verify if there is a correlation with the local tire¬pavement adhesion and the number of accidents. For this it is necessary to study a microtexture and macrotexture of the surface of the asphalt pavement, the compounds generally used for this purpose are the British Pendulum and Sand Spot, which are low cost and easy to handle. The study found that some chosen points had a macro texture to the recommended value, but for a more indepth assessment it would be necessary to jointly analyze the characteristics of the roads and other factors that are important for the occurrence of traffic accidents. It was also analyzed that as the value of macrotexture increased, there was a tendency to increase the number of traffic accidents. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos de asfalto | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.subject | Superfícies (Tecnologia) | pt_BR |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.subject | Pavements, Asphalt | pt_BR |
dc.subject | City traffic | pt_BR |
dc.subject | Surfaces (Technology) | pt_BR |
dc.subject | Friction | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aderência de revestimentos asfálticos em locais de maior incidência de acidentes de trânsito na cidade de Campo Mourão - PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A combinação de fatores como imprudência, condições climáticas, falta de sinalização, conservação das vias, falhas humanas e veiculares, estão relacionados a ocorrência de acidentes de trânsito. Logo, é de suma importância manter a qualidade dos pavimentos, não só em questão de irregularidades e patologias, mas também em fatores menos aparentes como o atrito e a textura superficial. Esses são responsáveis por garantir uma superfície mais aderente e segura, influenciando diretamente no tempo de frenagem, aceleração e mudanças de direção dos veículos. Esse estudo tem por objetivo analisar a textura superficial do pavimento asfáltico em locais com alto índice de acidentes de trânsito na cidade de Campo Mourão/PR. Com o intuito de verificar se existe uma correlação com a aderência pneu-pavimento desses locais e o número de acidentes. Para isso é preciso estudar a microtextura e macrotextura da superfície do pavimento asfáltico, os ensaios geralmente utilizados para tal fim são o do Pêndulo Britânico e o da Mancha de Areia, sendo eles de baixo custo e de fácil manuseio. O estudo constatou que alguns pontos selecionados estavam com a macrotextura fora do valor recomendado, mas para uma avaliação mais aprofundada, seria necessário analisar conjuntamente as características das vias e outros fatores preponderantes para a ocorrência de acidentes de trânsito. Observou¬se também que à medida que o valor da macrotextura aumentava, ocorreu uma tendencia a aumentar o número de acidentes de trânsito. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Fabiana Goia Rosa de | - |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aderenciaasfalticosincienciaacidentes.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.