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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32628
Título: | O grotesco simbólico na trilogia do ser humano |
Título(s) alternativo(s): | The symbolic grotesque in the human being trilogy |
Autor(es): | Ortolan, Fabio Sbalqueiro |
Orientador(es): | Almeida, Rogério Caetano de |
Palavras-chave: | Anderson, Roy, 1943- - Crítica e interpretação Grotesco Homem Simbolismo Estética Pensamento Cassirer, Ernst, 1874-1945 Anderson, Roy, 1943- - Criticism and interpretation Grotesque Human beings Symbolism Aesthetics Thought and thinking |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ORTOLAN, Fabio Sbalqueiro. O grotesco simbólico na trilogia do ser humano. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O trabalho objetiva a análise das evocações do Grotesco na trilogia do ser humano do cineasta sueco Roy Andersson. Para tal, adota-se uma abordagem filosófica, a partir da filosofia das formas simbólicas de Ernst Cassirer, relacionando-as às reflexões do fenômeno Grotesco de autores como Rogério C. Almeida, Victor Hugo, Wolfgang Kayser e Mikhail Bakhtin, para reelaborar as noções do Grotesco e indicar a formação de um Grotesco Simbólico. A análise da obra de Roy Andersson será de caráter exploratório a fim de identificar elementos distintivos em sua obra. Isso se dá pela necessidade de compreensão do fenômeno Grotesco não apenas do ponto de vista artístico cultural, uma vez que isso o limitaria a um determinado grupo ou influência cultural, mas como um fenômeno filosófico que é fruto do conflito da gnose humana, o que lhe torna um fenômeno universal. |
Abstract: | This work aims to analyze the evocations of the grotesque in the Trilogy of the Human Being by Swedish filmmaker Roy Andersson. To this end, a philosophical approach is adopted, based on the philosophy of symbolic forms by Ernst Cassirer, relating them to the reflections of the grotesque phenomenon by authors such as Rogério C. Almeida, Victor Hugo, Wolfgang Kayser and Mikhail Bakhtin, to re-elaborate the notions of the grotesque and indicate the formation of a symbolic grotesque. The analysis of Roy Andersson’s work will be exploratory to identify distinctive elements in his work. This is due to the need to understand the grotesque phenomenon not only from an artistic cultural point of view, since this would limit it to a certain group or cultural influence, but as a philosophical phenomenon resulting from the conflict of human gnosis, which makes it a universal phenomenon. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32628 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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