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Título: Territorialidades do axé na região sudoeste do Paraná: as múltiplas encruzilhadas da cosmopolítica afro-brasileira
Título(s) alternativo(s): Territorialities of axé in the southwest region of Paraná: the multiple crossroads of afro-brazilian cosmopolitics
Autor(es): Favaro, Jean Filipe
Orientador(es): Corona, Hieda Maria Pagliosa
Palavras-chave: Território nacional
Calungas (Povo brasileiro)
Candomblé
Quimbanda
Religião
Territory, National
Kalunga (Brazilian people)
Candomble (Cult)
Quimbanda (Cult)
Religion
Data do documento: 17-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FAVARO, Jean Filipe. Territorialidades do axé na região sudoeste do Paraná: as múltiplas encruzilhadas da cosmopolítica afro-brasileira. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Essa tese de doutorado apresenta as diferentes territorialidades que se desdobram na rede de agenciamento dos coletivos afrobrasileiros, a partir de dois terreiros de umbanda cruzada com candomblé e quimbanda localizados em Pato Branco-PR: o Abaça de Oxalá, dirigido por Pai Aldacir, homem negro, de 50 anos, meu pai de santo; e o Encruzilhada do Axé, dirigido por mim, homem branco, doutorando, de 30 anos, e que se desdobrou a partir da minha iniciação afroreligiosa pelo Pai Aldacir, enquanto um novo núcleo. Junto a esses terreiros, foi efetuada uma cartografia das múltiplas territorialidades, visando desdobrar a constituição dos seus fundamentos e visibilizar os modos de resistência às relações hegemônicas que os atravessam. Essa pesquisa etnográfica se alicerça no arsenal proposto pela Teoria AtorRede, de conceitos oriundos da filosofia da diferença, dialogando com as críticas decoloniais na problematização da ontologia moderna e do desenvolvimentismo e, também, se orienta pelas pesquisas etnográficas de diferentes contextos afroreligiosos. O assentamento do Exu chefe de cabeça, nas redes pesquisadas, sintetiza todas as relações que viabilizaram as análises, desde a minha mediação entre o terreiro (enquanto pai de santo) e acadêmico (enquanto doutorando), até as descrições dos referenciais cartográficos, aprontes, pontosdeforças, sacrifícios de animais, relações com vegetais, Orixás, e de conexões com os corpos, portais e lugares. A partir dele, observando uma lógica onde existem conexões dos corpos com os territórios e potências cósmicas, as múltiplas territorialidades foram desdobradas na rede. Nessa conjuntura, a encruzilhada, que exprime a cosmoontologia do povo de santo, nos sentidos e significados que carrega tanto enquanto pontodeforça ou enquanto modelo de pensamento espaçotemporal de encontro, conexões e coexistência das diferenças, se mostra potente para relacionar a lógica afroreligiosa com as arenas acadêmicas mais amplas e com as políticas contra-hegemônicas que concebem os territórios como zonas de esperança para desmantelar a colonialidade.
Abstract: This doctoral thesis presents the different territorialities that unfold in the agency network of AfroBrazilian collectives, based on two terreiros of Umbanda crossed with Candomblé and Quimbanda located in Pato BrancoPR: Abaça de Oxalá, directed by Pai Aldacir, black man, 50 years old, my pai de santo (priest); and Encruzilhada do Axé, run by me, a white man, doctoral student, aged 30, and which developed from my Afroreligious initiation by Pai Aldacir, as a new nucleus. Along with these terreiros, a cartography of the multiple territorialities was carried out, aiming to unfold the constitution of their foundations and make visible the modes of resistance to the hegemonic relations that cross them. This ethnographic research is based on the arsenal proposed by the ActorNetwork Theory, of concepts originating from the philosophy of difference, dialoguing with decolonial criticisms in the problematization of modern ontology and developmentalism, and is also guided by ethnographic research from different Afroreligious contexts. The settlement of Exu head chief, in the networks researched, synthesizes all the relationships that made the analysis viable, from my mediation between the terreiro (as a pai de santo) and academic (as a doctoral student), to the descriptions of the cartographic references, initiations, holy places, animal sacrifices, relationships with plants, Orixás, and connections with bodies, portals and places. From there, observing a logic where there are connections between bodies and territories and cosmic powers, multiple territorialities were deployed in the network. At this juncture, the crossroads, which expresses the cosmoontology of the povo de santo, in the senses and meanings it carries both as a holy place or as a model of spatiotemporal thought of encounter, connections and coexistence of differences, proves to be powerful to relate Afroreligious logic to broader academic arenas and counterhegemonic policies that conceive territories as zones of hope for dismantling coloniality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32623
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