Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarciniak, Tiago Cacelli-
dc.date.accessioned2023-10-04T21:09:57Z-
dc.date.available2023-10-04T21:09:57Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationMARCINIAK, Tiago Cacelli. Postulados da mecânica quântica: revisão bibliográfica e proposta de material didático para graduandos em ciências exatas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32619-
dc.description.abstractThrough the analysis of nine textbooks, being seven of those concerning quantum mechanics (QM) and two regarding Modern Physics, the Guide for the postulates of QM (present in the appendix A) was materialized with undergraduate students in the STEM field in the author’s mind. For this, the books were read and their semiotics got analyzed by the author, and they served as a foundation to the confection of the aforesaid guide. Regarding human learning, the cognitivist perspective was adopted through the lens of the theory of meaningful learning (ML) by the psychologist David Ausubel. ML emphasizes the use of what the learner already knows to facilitate his learning. In addition, it was sought to further specify the Ausubelian jargon within the context of the analysis. As far as quantum theory is concerned, the postulates of the Copenhagen interpretation are the cornerstones of orthodoxy present in most introductory QM textbooks. Therefore, in order to make them more precise and clear they got systematized and explained, which is the content of the Guide. It consists of fourteen (14) pages and it is available in .PDF format for everyone.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTeoria quânticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectProfessores de física - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuantum theorypt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectPhysics teachers - Training ofpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.titlePostulados da mecânica quântica: revisão bibliográfica e proposta de material didático para graduandos em ciências exataspt_BR
dc.title.alternativeQuantum mechanics postulates: bibliographic review and didactic material proposal for STEM field undergraduatespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPor meio da análise de nove livros-texto, sendo sete deles concernentes à mecânica quântica (MQ) e dois deles sobre física moderna, materializou-se o Guia para os postulados de MQ (presente no apêndice A) voltado a alunos de graduação em qualquer curso de ciências exatas. Para tal, realizou-se leitura e análise semiótica dos livros, que compuseram fundamentação para a confecção do material. Já no respeitante ao aprendizado humano, adotou-se a óptica cognitivista por meio da teoria da aprendizagem significativa (AS) do psicólogo David Ausubel. A AS é uma teoria de aprendizagem que enfatiza o uso do que o discente já conhece para facilitar seu aprendizado. Além disso, buscou-se especificar ainda mais o jargão ausubeliano para o contexto da análise. Já no concernente à teoria quântica, os postulados da interpretação de Copenhague são os pilares da ortodoxia presente na maior parte dos livros-texto introdutórios de MQ. Por isso, a fim de tornar aqueles mais precisos e claros houve sua sistematização e explicações, que substanciam o Guia. Nele há quatorze (14) páginas e o material didático será disponibilizado em formato .PDF.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Hirsch, Luciana Rocha-
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee2Caruso Neto, Francisco-
dc.contributor.referee3Florczak, Marcos Antonio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanicaquanticamaterial.pdf353,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons