Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonato, Henrique de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-04T18:46:27Z-
dc.date.available2023-10-04T18:46:27Z-
dc.date.issued2022-04-11-
dc.identifier.citationBONATO, Henrique de Oliveira. Uma proposta de inserção de sequência didática em relatividade geral para o terceiro ano do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32616-
dc.description.abstractThe present work aims at the construction of a didactic sequence on the theme of general relativity aimed at the third year of high school. One can verify in the curricular documents the need to insert topics of modern and contemporary physics in basic education. Specific articles dealing with bringing the theme of Einsteinian gravitation to high school classes were also analyzed. Based on this, and considering the physical-mathematical level of the students, based on Yves Chevallard’s didactic transposition and Antoni Zabala’s perspective of didactic sequence, a series of classes was carried out on the content of the general theory of relativity. To this end, ideas on how to bring the subjects were used, as well as the use of gifs, movie clips and virtual simulator. It can be concluded, based on the theoretical framework studied, that it is possible to bring this theme to basic education, with the proper and careful transposition of wise knowledge to a knowledge to teach that is adaptable to the student’s abilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRelatividade geral (Física)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamento - Educaçãopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeneral relativity (Physics)pt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectCurriculum planning - Educationpt_BR
dc.titleUma proposta de inserção de sequência didática em relatividade geral para o terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA proposal to insert a didactic sequence in general relativity for the third year of high schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa à construção de uma sequência didática no tema relatividade geral voltada para o terceiro ano do ensino médio. Pode-se averiguar nos documentos curriculares a necessidade da inserção de tópicos de física moderna e contemporânea na educação básica. Também foram analisados artigos específicos que tratam sobre trazer a temática da gravitação einsteiniana para aulas do ensino médio. Com base nisso, e considerando o nível físico-matemático dos estudantes, foi realizada, fundamentada na transposição didática de Yves Chevallard e na perspectiva de sequência didática de Antoni Zabala, uma série encadeada de aulas a respeito do conteúdo da teoria geral da relatividade. Para tal, foram utilizados ideias sobre como trazer os assuntos, bem como o uso de gifs, trechos de filme e simulador virtual. Pode-se concluir, com base no referencial teórico estudado, que é sim possível trazer essa temática para a educação básica, com a devida e cuidadosa transposição do saber sábio a um saber a ensinar que seja adaptável às capacidades do aluno.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribas, Marlos de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.referee1Ribas, Marlos de Oliveira-
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee3Machado, Rubens Eduardo Garcia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticarelatividade.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons