Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32613
Título: Investigação sobre o uso do laboratório didático de física por professores de escolas de São José dos Pinhais
Título(s) alternativo(s): Research on the use of the teaching laboratory of physics by school teachers in São José dos Pinhais
Autor(es): Cimador, Christian Maslinkiewiecz
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Professores de física
Física - Estudo e ensino
Laboratórios de física
Escolas públicas - São José dos Pinhais (PR)
Physics teachers
Physics - Study and teaching
Physical laboratories
Public schools - São José dos Pinhais (Brazil)
Data do documento: 23-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CIMADOR, Christian Maslinkiewiecz. Investigação sobre o uso do laboratório didático de física por professores de escolas de São José dos Pinhais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O laboratório didático de Física há algum tempo tem sido objeto de estudo e discussão na área de Ensino de Física. Compreender como e se os professores de Física utilizam o laboratório didático pode contribuir para tornar o seu uso mais eficiente. Considerando esta premissa, o objetivo deste trabalho é investigar, segundo a percepção dos professores que ministram a disciplina de Física em escolas estaduais de São José dos Pinhais, Paraná, as condições para realizar atividades de laboratório. Como instrumento para a produção dos dados foi desenvolvido um questionário, aplicado por meio de um formulário on-line, com a participação de 15 professores de Física. Para analisar os dados foram criadas categorias que permitiram caracterizar os professores, a formação que tiveram para trabalhar com laboratórios didáticos, as condições dos laboratórios e as estratégias que eles desenvolvem para minimizar as dificuldades para realizar atividades no laboratório. A análise dos dados mostrou que, apesar do avanço das pesquisas a cerca das metodologias de ensino de Física, os professores ainda apresentam dificuldades para usar o laboratório por diversos motivos, sendo os principais a falta de estrutura das escolas e materiais de laboratório incompletos. Por conta disso, muitos professores utilizam materiais alternativos para a realização das atividades.
Abstract: The Physics didactic laboratory has been an object of study and discussion in the area of Physics Teaching for some time. Understanding how and if Physics teachers use the didactic laboratory can contribute to making its use more efficient. Considering this premise, the objective of this work is to investigate, according to the perception of teachers who teach Physics in state schools in São José dos Pinhais, Paraná, the conditions for carrying out laboratory activities. As an instrument for data production, a questionnaire was developed, applied through an online form, to 15 Physics teachers. To analyze the data, categories were created that allowed characterizing the teachers, the training they had to work with didactic laboratories, the conditions of the laboratories and the strategies they develop to minimize the difficulties in carrying out activities in the laboratory. Data analysis showed that, despite the advancement of Physics teaching methodologies, teachers still have difficulties to use the laboratory for numerous reasons, the main ones being the lack of school structure and incomplete laboratory materials. Because of this, many teachers use alternative materials to carry out the activities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32613
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laboratoriodidaticofisica.pdf510,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons